Como usar o telemóvel (quase) sem deixar rasto

Smartphone
Foto: Rami Al-zayat / Unsplash

Sempre que estamos ligados na internet através do nosso telefone, o mais provável é que estejamos a deixar um rasto digital. Mas há formas de o evitar.

Ver um vídeo do YouTube, participar numa janela de conversação entre amigos, pesquisar algo na internet ou meter “Gostos” no Instagram são atividades típicas para quem usa com frequência o seu smartphone. Tudo isto deixa uma pegada digital que pode comprometer a sua privacidade sempre que um amigo pede o seu telefone emprestado para, por exemplo, fazer uma chamada. Este rasto que deixamos é informação pessoal, que pode ficar em risco se o nosso telefone cair nas mãos erradas.

Daí que o site Popular Science tenha criado um pequeno guia para explicar como evitar que o seu smartphone esteja sempre ligado e a armazenar dados que outros podem usar. A ideia passa mais por limpar o armazenamento local do seu telefone e não tanto limitar informação que as apps enviam para a cloud.

Ficar incógnito

O navegador de internet do seu telefone, tal como no computador, permite um modo privado que limita o envio de dados. Ao abrir a sessão neste modo, a app não vai “recordar” as páginas que visitou e vai “esquecer” as palavras chave que pesquisou assim que fecha a janela.

Mas a navegação privada não o torna invisível. Se ligar-se ao Facebook através do modo privado, a rede social vai na mesma monitorizar a sua atividade e o seu fornecedor de internet (ISP) também vai ver o que anda a fazer. Para se esconder do seu ISP, precisa de confiar num VPN (Virtual Private Network), uma rede privada que é possível aceder através de algumas apps já existente (Windscribe ou TunnelBear). 

Para apagar a informação da sua navegação existente, num navegador como o Chrome basta ir a Menu > Definições > Privacidade > Apagar dados de navegação. Para quem usa o Safari no iPhone, se for à app Definições, selecione Safari > Limpar histórico e dados dos sites. 

Apagar mensagens

Para quem não usa uma app de conversação que apaga de forma automática as mensagens (existem), as apps tradicionais vão guardar registo das suas conversas. É possível apagar mensagens de forma manual, ou ativar o modo automático de apagar o histórico num certo período.

Em iOS, se for à app Definições, vá a Mensagens > Manter Mensagens, e ative a opção para elas serem apagadas passados 30 dias. Infelizmente nem todas as apps têm este modo. Em Android, a app de SMS só permite apagar mensagem a mensagem.

No popular WhatsApp, pode ir a Definições > Conversas >  Apagar todas as mensagens (também pode arquivar). Pode-se fazer algo semelhante com o Facebook Messenger ou o Snapchat.

Limitar o registo das apps

Cada app tem um modo próprio de registar as suas atividades. A versão do YouTube no Android, por exemplo, adicionou recentemente um modo privado, de forma a não haver registo dos vídeos que esteve a ver (ainda não está disponível em iOS). Para ativar basta, na app, carregar no seu avatar no topo do ecrã, e escolher a opção Modo Privado.

O Google Maps, por exemplo, segue a sua localização por defeito, o que permite acumular muita informação sobre os seus movimentos em tempo real. Para parar essa monitorização, abra a app, carregue em Menu (normalmente é onde tem três linhas seguidas no topo do ecrã) > Definições (em iOS terá de carregar no seu avatar) e selecione Informações pessoais e privacidade. É nessa opção que pode desligar o histórico da sua localização.

Para apagar informação do género de forma mais ampla, em Android vá a Definições > Apps e notificações, escolha a app que pretende seleciona Apagar armazenamento. A app fica assim sem a sua informação. Em iOS mais vale apagar e voltar a reinstalar a app para ter o mesmo efeito. 

Apagar o histórico de pesquisa

Muitas apps guardam a sua informação na cloud. Por isso, no caso da sua conta Google, para apagar por completo essa informação abra o seu navegador e vá à página myactivity.google.com. Clique em Menu > Apagar atividade por. Escolha o tempo e o tipo de conteúdo que quer apagar – pode apagar tudo o que a Google tem sobre o seu histórico de pesquisa, por exemplo.

Em iOS pode fazer com que a pesquisa do telefone não use dados de outras pesquisas feitas. Para isso vá a Definições > Siri e Pesquisa e desligue a opção Sugestões na pesquisa.