Vacinas contra o cancro ou câmaras em comprimidos: a lista de Bill Gates para mudar o mundo

A revista MIT Technology Review pediu a Bill Gates, co-fundador da Microsoft e filantropo, para eleger quais os avanços tecnológicos que ainda vão mudar o mundo em 2019. Robôs com maior destreza ou vacinas personalizadas para tratamento do cancro figuram na lista de Gates.

Pode ser mais conhecido como um dos pais da Microsoft, mas assim que abandonou a liderança da tecnológica, Bill Gates assumiu a sua faceta de filantropo e ativista, com vários projetos dedicados à melhoria das condições de vida da população. Um dos maiores exemplos desta vertente do magnata é a criação da Bill and Melinda Gates Foundation, uma organização sem fins lucrativos, sediada em Seattle, que fornece bolsas para promover o acesso à educação e tecnologia.

Leia também | “Temos imensos Ronaldos na engenharia, na física e investigação”

Foi a primeira vez que a revista do MIT pediu a uma pessoa externa à organização para fazer esta curadoria da lista. “A lista de Bill reflete a sua crença na forma como nos estamos a aproximar de um ponto decisivo, enquanto Humanidade, no que ao desenvolvimento tecnológico diz respeito – desde tecnologias que nos vão fazer viver mais tempo até outras que permitirão tornar essa experiência melhor”, explicou Gideon Lichfield, o diretor da MIT Review, acrescentando que “as escolhas sublinham aquilo que Gates considera serem os desafios e oportunidades do nosso tempo”.

Robôs com destreza
A lista começa com a inovação de robôs com maior destreza. Para Bill Gates, isto será particularmente útil para ter robôs a manusear materiais ou objetos desconhecidos, sem que seja precisa a intervenção humana.

Energia nuclear de nova geração
Para Bill Gates, os novos designs de reactores nucleares de fusão poderão ser uma peça-chave para baixar as emissões globais de carbono.

Testes para prever prematuros
Na lista de Gates figura também uma inovação para o mundo dos bebés prematuros. Um simples teste de sangue, feito ainda durante a gravidez, terá a capacidade para perceber quais os indícios de os bebés nascerem antes do final do tempo de gravidez.

Câmaras dentro de um comprimido
Promete mudar a forma como são feitos exames ao sistema digestivo. A ideia é a de engolir um pequeno comprimido que nada mais é do que uma cápsula para alojar uma pequena câmara. Desta forma, os diagnósticos poderão ser bem mais fáceis de realizar.

Vacinas contra o cancro
Feitas à medida de cada doente, para serem mais eficazes no tratamento do cancro, ao serem personalizadas para cada organismo.

Hambúrgueres feitos a partir de plantas
O hambúrguer feito à base de plantas, mas com o mesmo aspeto de carne, foi um verdadeiro sucesso no CES, em Las Vegas. Sendo a carne de vaca um dos maiores culpados pelas emissões de dióxido de carbono e consumo de água, este processo alternativo, onde as alternativas são criadas em laboratório, permitiria reduzir este tipo de emissões.

Como apanhar dióxido de carbono
Bill Gates elege a técnica de absorção de dióxido de carbono a partir do ar como uma das inovações preparadas para mudar o mundo.

Um eletrocardiograma a partir do pulso
No ano passado, a Apple integrou esta tecnologia no seu smartwatch. Carregando na coroa do relógio, é possível fazer um rápido eletrocardiograma. Todos os sinais estranhos são monitorizados, para que o diagnóstico seja mais fácil e rápido.

Instalações sanitárias sem esgotos
um dos maiores problemas em países subdesenvolvidos é o acesso a condições sanitárias dignas. Bill Gates elege uma sanita que pode resolver o problema dos dejetos, mesmo sem água ou acesso a canalização, como uma das grandes revoluções.

Assistentes inteligentes para ajudar a acalmar
Não é segredo que o mundo das assistentes de voz tem vindo a evoluir. Bill Gates coloca a possibilidade de conversar com um assistente de voz, com inteligência artificial e aprendizagem automática, como uma grande possibilidade da indústria tecnológica.

Bill Gates. Sabe qual foi a primeira extravagância do multimilionário da Microsoft?