Vendas de videojogos batem música e filmes juntos

Red Dead Redemption 2
O jogo Red Dead Redemption 2, criado pela Rockstar Games.

Pela primeira vez, o mercado dos videojogos é mais lucrativo do que os setores da música e filmes combinados. Pode ser o setor mais jovem, mas já é também o mais lucrativo. 

Os números são referentes ao Reino Unido e foram divulgados pela Associação de Retalhistas de Entretenimento (ERA). Os valores de 2018 mostram que a indústria dos jogos atingiu os 3,86 mil milhões de libras (cerca de 4,27 mil milhões de euros).

Leia também | Esta luva quer ajudar a passar níveis de jogos de forma mais confortável

Além de impressionante, este valor mostra que os jogos há muito que não são uma venda de nicho: este valor representa o dobro das vendas registadas em 2007. O sucesso das vendas é justificado por títulos como ‘FIFA 19’, ‘Red Dead Redemption 2’ e ‘Call of Duty: Black Ops 4’. Cada um destes títulos vendeu mais de um milhão de cópias físicas só no Reino Unido, ao longo do ano passado.

Vale a pena notar que todos estes jogos foram lançados a partir do final de setembro – o que mostra um forte impulso deste mercado já no último trimestre do ano.

Ainda assim, as vendas de cópias físicas dos jogos sofreram um ligeiro decréscimo em 2018: uma queda de 2,8%. Por seu turno, as vendas de jogos em formato digital cresceram 12,5%.

Leia também | Jogos para PlayStation 4 que custam menos de 10 euros

Estes números da ERA não têm, ainda assim, em conta os jogos para dispositivos móveis ou os jogos gratuitos – como Fortnite, por exemplo, que já tem 200 milhões de jogadores a nível global.

Os portugueses que passaram ao ‘next level’ nos videojogos