Volvo vai ter camiões autónomos a trabalhar na Noruega

O negócio dos camiões autónomos da Volvo já dá os primeiros passos: na Noruega, vão ser utilizados para transportar calcário.  

No total, serão seis os camiões autónomos da Volvo a circular entre uma mina da Brønnøy Kalk AS e um posto pré-definido. Através de um comunicado, a Volvo aponta ainda que se trata de um acordo histórico entre as duas empresas – afinal, trata-se da primeira solução autónoma da Volvo destina ao mercado comercial.

Leia também | Uber desiste dos camiões autónomos

Os testes já estão em marcha, mas a Volvo define o final do próximo ano como a altura em que os camiões autónomos estejam completamente operacionais. Os camiões vão percorrer um caminho que está determinado ainda antes da viagem, num percurso total de cerca de cinco quilómetros, desde a mina da Brønnøy Kalk até ao triturador. O percurso implica que os seis camiões Volvo FH autónomos transitem por túneis, até chegado ao destino.

O contrato estabelecido entre as duas empresas tem ainda outra particularidade: a empresa de mineração não vai comprar os camiões, mas sim contratar o serviço de transporte. A Volvo será paga por cada tonelada de calcário entregue com sucesso – o que explica que a fabricante automóvel queira afinar ao máximo as capacidades autónomas dos camiões. Além disso, tudo o que seja aprendido durante os testes desta parceria poderá ser aplicado às restantes áreas de negócio da fabricante automóvel.

Leia também | Viajamos até 2028 e contamos-lhe como vai ser o nosso futuro

No vídeo divulgado pela Volvo, a propósito da primeira parceria comercial, é visível que há um condutor dentro do veículo, para assegurar que tudo corre bem.

 

Uber, Waymo e Daimler juntas para perceberem impacto dos carros autónomos na sociedade