WhatsApp aperta regras para reencaminhamento de mensagens

WhatsApp
Fonte: Pixabay

O WhatsApp quer travar a expansão de desinformação na plataforma. Desta vez, a estratégia está ligada ao reencaminhamento de mensagens.

Com a desinformação a ser um fenómeno durante a pandemia de covid-19, o WhatsApp tomou mais um passo para limitar a expansão de possíveis mensagens falsas através da plataforma. Assim, a partir de agora, se receber uma mensagem que já foi reencaminhada mais do que cinco vezes, o utilizador só poderá passar essa informação a um chat de cada vez.

Esta novidade foi partilhada através de uma publicação no blog do WhatsApp. A empresa indica que “tem assistido a um significativo aumento da quantidade de reencaminhamentos de mensagens que foram consideradas pelos utilizadores como assoberbante e que podem contribuir para a disseminação de desinformação”. Mesmo reconhecendo que esta ferramenta de passar mensagens a outros contactos nem sempre é má, já que pode ser uma forma para “enviar informação útil, mas também vídeos engraçados, memes, ou reflexões e pensamentos que possam ser úteis para os utilizadores”, o WhatsApp indica a necessidade de tomar este tipo de medidas.

A plataforma de mensagens, que por estes dias tem sido uma forma de manter as pessoas em contacto, realça que é importante “parar a expansão destas mensagens [de desinformação] e manter o WhatsApp como um lugar para conversações pessoais”.

Além desta mudança, que se irá juntar aos esforços do WhatsApp lançados no ano passado para assinalar todas as mensagens que podem não ser da autoria da pessoa com quem está a conversar, é ainda indicado que a plataforma está a trabalhar com ONG, a OMS e governos para apresentar informação fidedigna e de fontes de confiança.

Recentemente, o WhatsApp lançou um centro de informação para concentrar recomendações e conselhos úteis de prevenção do vírus.

Em Portugal, o WhatsApp já foi utilizado para distribuir desinformação sobre o vírus, nomeadamente através de mensagens áudio de falsos médicos.

Facebook quer evitar desinformação sobre vírus nas redes sociais