No ano em que comemora meia década de presença no mercado português, a marca francesa continua a apostar na lógica da “democratização da tecnologia”, com o lançamento do View 2 Go e View 2 Plus.
São dois smartphones que apostam naquilo que tem vindo a ser tendência no mercado dos telefones: ecrãs de generosas dimensões, com um notch a acompanhar. A diferença passa é pela diferenciação de preço – os preços destas opções ficam abaixo dos 200 euros.
Estes novos Wiko já tinham sido apresentados oficialmente na IFA, em Berlim, mas agora é que foi feita a apresentação ao mercado português, com uma apresentação em Lisboa. O View 2 Plus e o View 2 Go têm, à primeira vista, o mesmo aspeto, já que ambos os smartphones apostam nas 5,93 polegadas de ecrã (a resolução é de 720 x 1512 pixéis, com um formato de ecrã de 19:9), com as margens bastante reduzidas.
Leia também | Estas 34 imagens mostram-lhe a maior feira de tecnologia da Europa
Enquanto o Go conta com um processador Octa-core 1.4 GHz Cortex-A53 Snapdragon 430, o Plus já tem um Octa-core 1.8 GHz Cortex-A53 Snapdragon 450. Também há diferenças na memória interna e na RAM: o Plus conta com uma combinação de 64 GB de armazenamento (expansível até aos 256GB, embora seja necessário abdicar de uma slot para cartão SIM) e 4 GB de RAM.
O Go já é mais modesto nas configurações – mas vai chegar ao mercado português com duas combinações: uma versão de 32 GB e 3 GB de RAM e outra com 16 GB de armazenamento interno e 2 GB de RAM.
Além destas combinações, há ainda outra diferença que salta à vista: o Plus conta com sensor de impressão digital, localizado na traseira do telefone, enquanto o Go utiliza apenas Face Unlock como segurança.
Nas câmaras, o Plus opta por uma câmara dupla, com sensores de 12 MP; enquanto a câmara frontal é de 8 MP. O Go já conta com uma opção diferente, com 12 MP na câmara traseira e uma câmara frontal de 5 MP. Também a alinhar pelo mercado, a marca refere a utilização de funcionalidades de inteligência artificial para adaptar as opções automaticamente à situação que está a ser fotografada. Há também novos filtros faciais para as imagens.
À semelhança de outras marcas, também a Wiko quer apostar num acabamento que se assemelha a vidro, apostando também em cores além do preto ou dos cinzentos. O Go estará disponível na tonalidade de verde que caracteriza o logótipo da marca e também num tom de vermelho a que a marca chamou ‘cherry red’.
Apostar na “democratização da tecnologia”
Manuel Ferreira, o country manager da Wiko para Portugal, defende a lógica de “democratização da tecnologia”, com características que possam chegar a vários bolsos. “É uma perspetiva estratégica, estes telefones chegam todos com valores abaixo dos 200 euros”, explica o responsável à Insider.
“São telefones para implementar o ADN da Wiko no mercado português”. Manuel Ferreira não especifica números de expectativas de vendas, mas refere acreditar que estes terminais “resultem muito bem no mercado”.
“O telefone está no centro do dia-a-dia”, referiu Manuel Ferreira durante a apresentação dos smartphones em Portugal. “O utilizador é cada vez mais exigente com as baterias, por isso apostámos nos 4000 mAh”.
O View 2 Go chegará a Portugal com um preço recomendado de 199 euros. O Go terá direito a duas configurações, com diferentes preços: 16 GB/2 GB de RAM por 149 euros e a versão de 32 GB/3 GB de RAM por 169 euros.