Xerox pressiona HP com possibilidade de oferta hostil

Xerox,
REUTERS/Brendan McDermid

A Xerox está a ameaçar a fabricante HP, deixando no ar a possibilidade de uma oferta hostil. Há alguns dias, a HP recusou a oferta da Xerox, no valor de 35,5 mil milhões de dólares.

Esta quinta-feira, a Xerox deixou clara a mensagem que pretende passar à gigante HP: se não houver abertura para uma “discussão amigável”, a Xerox poderá avançar com uma oferta de compra hostil.

Três vezes mais pequena do que a HP, a Xerox declarou o seu interesse na compra da tecnológica no início do mês de novembro. A conhecida fabricante de tecnologias de documentação e fotocopiadoras ofereceu 22 dólares por ação, o que resultaria num bolo total de 35,5 mil milhões de dólares.

No fim-de-semana passado, a HP rejeitou a oferta da Xerox, indicando que o valor apresentado subvalorizava a tecnológica. A decisão mereceu uma resposta da Xerox, que avançou sentir-se “confusa com esta decisão”. Ainda assim, a HP deixava margem para um acordo onde os papéis seriam invertidos e a HP oferecia-se para comprar a fabricante de fotocopiadoras.

Leia também | PayPal anuncia aquisição de serviço de poupança Honey por 3,6 mil milhões de euros

Alguns dias depois, a Xerox responde à recusa da HP, declarando que está preparada para uma situação de oferta hostil, caso as duas partes não cheguem a acordo até dia 25 de novembro.

De acordo com os analistas consultados pela Reuters, uma possível junção entre as empresas poderia ser uma solução para um mercado de impressão em estagnação.

Em outubro, a HP anunciou um processo de reestruturação, indicando que pretendia reduzir o número de trabalhadores em 16%, com efeito em todas as geografias. No total, os cortes podem vir a afetar entre sete a nove mil trabalhadores, ao longo dos próximos anos.

Apple compra área de modems para smartphones da Intel por mil milhões de dólares