Xiaomi vai investir 7 mil milhões de dólares em 5G e IA nos próximos cinco anos

Xiaomi | Loja Xiaomi
REUTERS/Rafael Marchante

A Xiaomi anunciou que, ao longo dos próximo cinco anos, irá investir 7 mil milhões de dólares, em áreas como inteligência artificial ou 5G.

O anúncio foi feito por Lei Jun, diretor-geral: a empresa chinesa vai investir mais de 7 mil milhões de dólares, cerca de 6,26 mil milhões de euros, à conversão atual. Este investimento financeiro será feito ao longo dos próximos cinco anos, dedicado às áreas de inteligência artificial, 5G e internet das coisas.

“Precisamos de transformar a vantagem contínua que temos em áreas como AIoT [a aplicação de inteligência artificial à área de internet das coisas] e vida inteligente para garantir uma vitória absoluta no panorama da inteligência e para cimentar completamente o nosso estatuto de liderança na era smart”, escreveu o CEO e fundador, numa carta partilhada através das redes sociais da tecnológica.

Leia também | Xiaomi quer lançar dez smartphones 5G em 2020

Apesar da indicação do valor global de investimento, a Xiaomi não indica mais pormenores sobre a divisão do investimento por áreas de negócio.

No ano passado, a empresa já tinha indica que estaria disposta a investir dez mil milhões de yuan na estratégia de inteligência artificial aplicada aos dispositivos conectados.

Leia também | Conectividade 5G num smartphone quase só feito de ecrã: Xiaomi mostra novo conceito

Ao longo dos anos, a empresa tem vindo a expandir o portefólio, crescendo dos smartphones a preços acessíveis para outras áreas de negócio. Se a China tem sido o mercado forte da Xiaomi nos últimos anos, a concorrência de outras marcas no mesmo mercado, inclusive da compatriota Huawei, pressiona a tecnológica.

 

Dos telefones ao crédito: Xiaomi lança vertente de empréstimos na Índia