Campeões de torneio de jogos de Dota 2 ganharam mais dinheiro do que tenistas de Wimbledon

OG, The International Dota 2
Os jovens da equipa OG conquistaram o prémio pelo segundo ano consecutivo. REUTERS/Aly Song

Os campeões da competição The International receberam um prémio conjunto de 15 milhões de dólares. Um consultor ligado ao mundo dos jogos fez a comparação: individualmente, cada jogador recebe mais de 3,1 milhões – o suficiente para ultrapassar o prémio recebido no torneio de ténis de Wimbledon.

O mundo dos jogos está cada vez mais competitivo – tanto a nível de competições como de recompensas monetárias. Este fim-de-semana, chegou ao fim mais uma competição DOTA 2 – The International, o maior torneio de jogos eletrónicos do mundo, com a equipa OG a sagrar-se vencedora pelo segundo.

Leia também | Conheça os jovens que ganharam o maior torneio de eSports de sempre

O prémio é considerável: de um bolo total de 34 milhões de dólares, a equipa arrecadou um prémio recorde de 15,6 milhões de dólares (cerca de 14 milhões de euros). Cada jogador irá receber cerca de 3,1 milhões de dólares (algo como 2,79 milhões de euros).

Leia também | Rejeitou a empresa do pai para seguir um sonho. Agora é o melhor do mundo em eSports

Através do Twitter, um consultor ligado ao mundo dos esports faz as comparações com o mundo do ténis, onde o torneio de Wimbledon é a competição que gera um prémio de maior valor – algo como 2,9 milhões de dólares, valor atribuído ao campeão Novak Djokovic, por exemplo.

Em comparação com o ano passado, a equipa OG viu as remunerações aumentar. No The International 2018, cada jogador levou para casa 2,3 milhões de dólares (equivalente a 1,9 milhões de euros) – este ano, receberam mais 800 mil dólares cada um.

Até a equipa que ficou em segundo lugar conseguiu um prémio coletivo de 4,45 milhões de dólares (4 milhões de euros), com cada jogador a receber algo como 892 mil dólares (802 mil euros).

Claro que se tratam de competições isoladas, com valores avultados, mas a comparação realça o lucrativo mercado dos jogos de competição.

E os campeões deste torneio de Dota não são caso único. No final do mês de julho, Kyle Giersdorf, um adolescente de 16 anos, arrecadou três milhões de dólares na Taça do Mundo de Fortnite.

Kyle, o jovem de 16 anos que ganhou 3 milhões a jogar Fortnite