O criador do Expensive Chat ganha dinheiro por cada mensagem que recebe

Expensive Chat | Pagar mensagens

Tem tanto de tecnológico como de experiência social. No Expensive Chat todos pagam para escrever – e a cobrança é feita ao caractere.

Marc Köhlbrugge está numa posição quase única no mundo – criou um serviço que lhe permite receber dinheiro por cada mensagem que recebe. Pode parecer um sonho para uns ou impensável para outros, mas a verdade é que está a funcionar: à hora de publicação deste artigo já tinha amealhado mais de 300 euros.

O conceito é relativamente simples e direto: a Expensive Chat é uma plataforma pública de partilha de mensagens. As mensagens só são publicadas se o utilizador pagar pelo seu envio e o valor é cobrado ao caractere: um cêntimo de dólar por cada letra, número ou símbolo que seja enviado na mensagem. Basta escrever ‘Olá, tudo bem?’ e enviar para pagar o equivalente a 11 cêntimos.

Leia também | Este smartphone tem uma câmara de 48 megapíxeis e só custa 130 euros

É o próprio Marc Köhlbrugge quem admite, citado pela publicação Motherboard, que o projeto funciona como uma experiência social “para ver o que acontece quando um chat room não é gratuito e cada mensagem custa dinheiro puro e duro”. Mas a razão para ter nascido é ainda mais óbvia: “Pensei que seria uma forma divertida de fazer algum dinheiro extra”.

Mas como o serviço está a ter impacto no mundo online, o programador está a considerar transformar a plataforma Expensive Chat num produto mais sério. “Talvez celebridades e profissionais possam criar chats pagos, em que os valores vão para caridade”, explicou. “Enviar mensagens para o Kanye West, 10 dólares por mensagem, o dinheiro vai para a caridade”.

40 aplicações que tem mesmo de instalar no seu smartphone