Instituto responsável pelo robô está à procura de empresas parceiras para desenvolver novas capacidades para esta máquina.
É um humanoide construído em metal. Apesar do aspeto frio, trabalha de forma delicada. Quando anda faz lembrar uma criança que está a dar os primeiros passos. E apesar de prometer ‘abalar’ o mundo da construção civil, foi criado para resolver o problema da população envelhecida no Japão.
Este é o cartão de visita do HRP-5P, um robô que está a ser desenvolvido pelo Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia Industrial do Japão (AIST na sigla em inglês).
Foi de facto criado para ser um trabalhador de construção civil. No vídeo em cima pode ver o robô a montar parte de uma parede feita em placas de gesso. Mas o objetivo não é eliminar postos de trabalho, bem pelo contrário: a missão do HRP-5P é colmatar a falta de mão de obra que existe, por a população japonesa estar a ficar demasiado envelhecida.
Leia também | Fomos conhecer a robô Sanbot Elf que já chegou a Portugal
Além de ser um reforço na construção civil, também pode ser uma ferramenta de trabalho em ambientes que são considerados como mais perigosos, escreve o Engadget.
O HRP-5P é capaz de reconhecer o ambiente à sua volta, fazer o reconhecimento de objetos e planear a movimentação de objetos. Ainda não tem tantas capacidades de movimento como um humano, mas já consegue fazer compensações caso haja algum desequilíbrio.