Chama-se Rebecca Rescate, participou duas vezes no programa Shark Tank e, aos 39 anos, o seu sistema de ensino para gatos tornou-a milionária.
Vive em Yardley, Pensilvânia e é a única empresária que conseguiu ir ao famosos programa Shark Tank, na sua versão americana, duas vezes com dois produtos diferentes. Rebecca Rescate tornou-se milionária aos 39 anos e, apesar de ter tido várias ideias criativas e várias empresas, nada foi tão bem sucedido ou tão estranho quanto sua primeira ideia: CitiKitty, um kit para treinar gatos a ir à sanita fazer as suas necessidades.
Até ao momento, o CitiKitty já vendeu 300.000 unidades, com mais de 8 milhões dólares em receita total. “A maioria das pessoas não quer ter as tradicionais caixas de areia e a possibilidade de crescermos as vendas é enorme”, diz a responsável que aponta também para a internacionalização.
“A partir dos 17 anos, percebi que queria trabalhar com bens de consumo”, diz Rescate ao canal norte-americano CNBC. Quando era adolescente leu um livro sobre a ciência das compras, Porque Compramos. Saiu da faculdade com um diploma em design gráfico e, depois, partiu para uma escola de negócios, mas acabou por desistir.
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“Há uma razão porque recomendam que se trabalhe antes de entrar num programa de MBA, para que possamos saber bem o que nos estão a ensinar”, explica. Em 2004, Rescate tinha um cargo de marketing numa empresa de software e estava longe de estar entusiasmada. Viviam num pequeno apartamento em Nova Iorque e tinham uma gata com 11 anos, chamada Samantha. Foi daí que veio a ideia, a pensar em aproveitar o pouco espaço disponível: arranjar um sistema para ensinar a gata a ir à sanita.
Nos anos seguintes começou a trabalhar no produto com a ajuda de 20 mil dólares que tinha recebido como presente de casamento. O protótipo final foi uma caixa de areia que se encaixa sob o assento da sa sanita, com círculos concêntricos removíveis para gradualmente treinar o gato para fazer, depois, as necessidades sem precisar do tal apoio. Se tudo correr bem, o produto pode depois ser removido.
“O instinto natural de um gato é cobrir o cheiro dos seus resíduos de predadores. A água cobre o cheiro melhor do que qualquer outra coisa por isso acaba por ser um processo natural”, explica a empreendedora.
Com o protótipo nas mãos, juntou-se a um amigo para criar o branding para o CitiKitty e, depois, encontrou um fabricante. O produto foi lançado oficialmente em junho 2005, por 30 dólares e como no primeiro ano, mesmo sem apoios, já ganhava mais do que no seu emprego normal, abandonou o cargo na empresa de software em 2006.
Uma década e duas participações no Shark Tank depois, em 2018 vendeu mais de 800 mil dólares só com o kit CitiKitty – tem, entretanto, outros produtos relacionados.
Nos últimos tempos criou ainda o HoodiePillow, uma almofada que inclui um capuz para cobrir a cabeça. Neste momento já tem meia dúzia de outros produtos, de agendas a cobertores para crianças.