O conceito agora revelado pela Renault é virado para o mercado profissional, depois de a fabricante de automóveis já ter também apresentado cápsulas autónomas para transporte de passageiros.
De acordo com a visão da Renault, as cápsulas EZ-Pro poderão ser utilizadas de forma individual ou numa lógica de grupo de cápsulas, quase como se fossem uma espécie de comboio. Estes veículos serão autónomos, elétricos e, claro, conectados. A novidade foi apresentada ao público durante o Hannover Motor Show, que decorre durante estes dias.
No conceito da Renault, há uma cápsula que vai transportar pelo menos uma pessoa, mas a ideia não é só por uma segurança extra: a ambição é a de que possa ser o passageiro a garantir uma entrega personalizada ao cliente. Quando estão na lógica de grupo, há uma cápsula líder, que transportará o passageiro; as outras cápsulas serão as cápsulas robô, que funcionarão como pequenos armazéns para transporte – ou para qualquer outra funcionalidade. Nas imagens, há inclusive uma cápsula a ser utilizada como um café.
Leia também | Uber desiste dos camiões autónomos
No caso das cápsulas robô, quando estão a funcionar sozinhas e sem o auxílio do estafeta, há pequenos compartimentos para que os clientes possam ter acesso à sua encomenda. Através do smartphone, podem desbloquear o cacifo onde se encontra a encomenda.
Ao ser uma cápsula autónoma, o passageiro não precisa de conduzir – no conceito, esse tempo pode ser usado para supervisionar se as entregas estão a ser feitas corretamente ou se as cápsulas estão nas rotas adequadas.
Leia também | Uber, Waymo e Daimler juntas para perceberem impacto dos carros autónomos na sociedade
O comércio eletrónico continua a aumentar, mas é sempre preciso haver quem faça as encomendas chegar aos clientes. Na lógica da Renault, a EZ-Pro será uma forma de garantir menos trânsito nas estradas, além de dar horários extra às encomendas, uma vez que estas cápsulas poderão funcionar durante 24 horas, sete dias por semana.
Percorra a galeria de imagens para ver o conceito da EZ-Pro.
Leia também | BMW mostra mota autónoma em ação