Robôs insetos vão ajudar a Rolls-Royce a reparar motores

Os pequenos robôs ao estilo barata podem mudar a forma de inspecionar motores de aviões para sempre.

A Rolls-Royce não é só uma marca de carros exclusivos e de luxo ao alcance dos financeiramente muito dotados. A marca de origem inglesa mostrou uma série de robôs minúsculos – os Swarm – que prometem mudar a forma como se inspeciona e repara motores de aviões. 

Os pequenos seres robóticos ainda estão em fase de desenvolvimento, mas prometem inspecionar os motores numa fração do tempo e de forma mais barata e menos complexa (ainda não está estimativas oficiais). A tecnologia foi apresentada no Farnborough Airshow e está a ser desenvolvida por investigadores da Universidade de Nottingham e da Universidade de Harvard.

Os robôs têm pequenas câmaras que permitem ver o interior dos motores. O próximo passo é torná-los mais pequenos para que possam mesmo fazer reparações sem ter de desmontar o motor.

A tecnologia promete ser revolucionária nos próximos anos, não só para reparar motores, mas para outras funcionalidades. Em último caso podem ser uma espécie de “mosca na sala” com câmara e que pode ser fonte para a espionagem.