A Storyball é um projeto de um pequeno gadget que não precisa de ecrã para divertir os mais pequenos. Por enquanto, está à procura de financiamento na plataforma de crowdfunding Kickstarter.
À primeira vista, parece apenas um brinquedo normal, um esférico decorado. Mas a ideia da Storyball é outra: não é preciso ter as crianças à frente de um ecrã, imersas em vídeos do YouTube e com pouca atividade física.
A Storyball tem diferentes ‘skins’, o que acaba por transformar o gadget: há ‘skins’ das personagens da Patrulha Pata, com ‘Chase’ ou a ‘Skye’ a tomarem conta das aventuras, além de outras personagens.
O esquema é relativamente simples: cada Storyball está dotada de ligação Bluetooth e é controlável através de uma aplicação. E esta é basicamente a única interação que é feita com recurso a um ecrã. A partir do momento em que se ativa um dos modos do brinquedo (há vários, um deles com história), a brincadeira começa.
No modo de história, por exemplo, o brinquedo dá indicações sonoras – com o enredo a depender da ‘skin’ que está a ser utilizada. Se for a capa de um agente secreto, são dadas indicações para saltar muros ou entrar em laboratórios secretos. Ao mesmo tempo em que permite a prática de atividade física e as capacidades motoras, o brinquedo também estimula o pensamento e a imaginação das crianças.
Cada ‘skin’ tem uma história diferente: uma de aventura, outra de fantasia, uma de enredo musical… as opções são variadas.
O projeto está à procura de angariar 30 mil dólares, mas o objetivo já foi ultrapassado: no momento de escrita, a Storyball já tinha conseguido mais de 54 mil dólares (cerca de 46 mil euros), recebido de 600 apoiantes. Quando terminar a campanha de crowdfunding, é esperado que quem demonstrou o seu apoio à Storyball receba os pequenos gadgets em novembro deste ano.