Apple não quer perder corrida da IA e cria novo cargo na estrutura

Apple IA
REUTERS/David Gray TPX

A nova unidade na estrutura da tecnológica vai ser liderada por uma mente que já passou pela liderança da área de inteligência artificial da Google.

A contratação de John Giannandrea para a Apple tornou-se pública em abril, pouco tempos depois do anúncio de que iria sair da equipa de investigação da Google. Agora, Giannandrea já tem direito a uma página dentro do site da Apple, onde é possível consultar a biografia do engenheiro informático.

A unidade de aprendizagem automática e estratégia para inteligência artificial é uma novidade dentro da Apple, que tem de lutar contra os esforços desenvolvidos por concorrentes como a Google ou a Amazon.

Giannandrea vai ter como título oficial Chief of Machine Learning and AI Strategy e reportará diretamente a Tim Cook, o CEO da Apple. Esta unidade é uma combinação de estruturas dentro da Apple: o engenheiro informático terá a seu cargo a divisão de machine learning da Apple, os desenvolvimentos da assistente Siri e a equipa de Core ML, a interface de aplicação de aprendizagem automática lançada pela Apple no ano passado. A ideia da Core ML passa por dar uma forma aos programadores de incluir tarefas de IA dentro das aplicações, para que possam ser integradas no iOS.

John Giannandrea esteve oito anos na Google, que faz chegar ao mercado cada vez mais produtos e funcionalidades com IA. Este ano, na conferência Google I/O, mostrou as potencialidades do Google Duplex, por exemplo, que poderá substituir os humanos na altura de fazer chamadas de voz.

Na demonstração feita, o Duplex conseguia “imitar” a naturalidade do discurso humano, ao conseguir marcar um atendimento no cabeleireiro ou fazer uma reserva num restaurante.