Oito anos após o lançamento, o número de downloads do simulador Plague Inc cresce na China e, de forma mais moderada, no Reino Unido e Estados Unidos. Criadores do jogo recordam que jogo “não é um modelo científico”.
Com origem na China, a preocupação com o coronavírus está a deixar várias entidades em estado de alerta. Segundo o jornal Guardian, que cita a empresa de analítica App Annie, a ameaça do vírus está a fazer crescer o número de downloads de um jogo: Plague Inc.
Criado há oito anos, pelo estúdio britânico Ndemic Creations, o jogo estará já no topo da tabela dos jogos pagos de iOS na China. No ranking geral das aplicações, o jogo terá já conseguido chegar ao sexto lugar do top de jogos pagos na China. O desafio do jogo passa por espalhar uma praga a nível global.
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Este crescimento de popularidade, especialmente no país de origem do vírus, já levou a Ndemic Creations a emitir um comunicado. “Plague Inc foi lançado há oito anos e sempre que há um surto de uma doença há um aumento dos jogadores, com as pessoas a tentarem perceber mais sobre a forma como as doenças se espalham e a perceber a complexidade de um surto viral”, avançou a empresa. Em 2014, o estúdio atravessou uma situação semelhante, na altura do vírus Ébola.
Recordando que o jogo foi feito para ser educativo e realista, “sem sensacionalizar questões sérias do mundo real”, a empresa recorda que é importante “lembrar de que Plague Inc é um jogo”. “Não é um modelo científico e o surto do vírus é uma situação que está a ter um impacto sério num grande número de pessoas”, alerta o estúdio, que está a direcionar os jogadores com dúvidas para a área de informação da Organização Mundial de Saúde.
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O aumento de jogadores do jogo fez inclusive com que os servidores do jogo enfrentassem problemas durante o fim-de-semana.
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