Aos 15 anos, Google Maps tem novo ícone e funcionalidades

Google Maps, Google, apps, navegação
Henry Perks/Unsplash

Este fim-de-semana, o Google Maps atinge os 15 anos de vida. Para assinalar a redonda data, a Google deu um novo ícone e mais recursos ao serviço.

A 8 de fevereiro de 2005, a Google lançava um serviço chamado Maps. Década e meia depois, o serviço já tem mais de mil milhões de utilizadores e conquistou um conjunto crescente de funcionalidades. Numa publicação assinada por Dane Glasgow, vice-presidente de produto do Google Maps, a empresa detalha como será esta mudança de visual, que começa logo pelo ícone da aplicação. O ícone passará a ser o pin de localização do serviço, pintado pelas quatro cores principais da Google.

As mudanças arrancam esta quinta-feira, tanto na versão Android como iOS. Tudo estará concentrado em cinco separadores base: Explorar, Ir, Guardado, Contribuir e Novidades. O primeiro é auto-explicativo – a aplicação vai mostrar-lhe sítios numa determinada área. Já o separador ir cumpre o principal propósito do Maps – as deslocações, através de vários meios de transporte. Já os separadores contribuir e novidades querem mostrar-lhe como é que pode ajudar outros utilizadores, confirmando informações caso conheça bem a localização.

Leia também | Google Maps e Waze ganham integração com assistente digital Siri

“Estamos também a atualizar o ícone do Google Maps que reflete a evolução que temos vindo a fazer no mapeamento do mundo. O pin é uma parte central do Google Maps desde o início e representa a mudança que fizemos desde de levá-lo até ao seu destino até ajudá-lo também na descoberta de novos locais e experiências”, detalha o responsável pelo serviço. Além disso, a Google explica ainda que, durante tempo limitado, estará disponível um ícone de carro alusivo à data festiva.

 

Em breve, haverá novas funcionalidades, promete a Google. Quando os utilizadores estão a planear viagens, o Maps passará a mostrar dados como a temperatura, condições de acessibilidade, indicação de monitorização de segurança (existência de câmaras de vigilância, por exemplo) ou, em alguns casos, indicação de seções específicas para mulheres, nas regiões onde isso exista.

Apenas no Japão, será ainda indicado qual o número de carruagens disponíveis nos transportes, para que os utilizadores possam perceber qual a melhor hipótese para conseguir ter um lugar sentado.

Google lança novos controlos de privacidade, incluindo modo incógnito para o Maps