Aparelhos como a Smart TV crescem 12,3% em Portugal. Samsung lidera

Samsung 8K QLED Q900R

Os dados que recolhemos são da consultora IDC e mostram subida nas vendas dos chamados Smart Home Players, onde lidera a Samsung, com a Google bem perto.

Há cada vez mais aparelhos inteligentes nas casas portuguesas, em destaque no domínio do entretenimento. Em números a que o Dinheiro Vivo/Insider teve acesso da consultora IDC, os chamados Smart Home Players cresceram 12,3% no primeiro trimestre deste ano em Portugal, para os 140 062, isto em comparação com o mesmo trimestre do ano passado.

E o que são os Smart Home Players? São aparelhos como as chamadas Smart TV (que integram na plenitude a internet e a ligação direta a outros dispositivos como o smartphone) ou os dispositivos para tornar os televisores mais conectados como o Chromecast, da Google. “As colunas inteligentes, nos números veiculados para Portugal, não têm expressão porque mesmo que os portugueses as comprem na Amazon Espanha ou Reino Unido, essas compras não contam para o mercado nacional por não se possível de ser verificado”, diz-nos Francisco Jerónimo, analista principal da consultora IDC.

As colunas inteligentes como a Google Home, com o chamado Google Assistant, ou a Amazon Echo, com a assistente Alexa, ainda não se vendem oficialmente em Portugal, embora existam muitos portugueses a comprá-las em lojas online de fora do país.

O que os dados do IDC para Portugal também nos demonstram é que a Samsung lidera, com 16,9% de quota do mercado, seguida muito de perto pela Google, com 16,6%. O que Francisco Jerónimo explica é que apesar da aproximação, a Samsung destaca-se com a venda das Smart TV, bem mais caras do que o pequeno aparelho da Google, o Chromecast (custa 39 euros). Segue-se na lista a LG, com 13,3% das vendas, a Sony com 9% e a TPV (empresa chinesa dona da Philips), com 2,4%. No entanto, fora destas o conjunto das outras marcas consegue vendas de 41,9%.

Leia também | TV+: Apple recruta ilustres de Hollywood para o seu serviço de streaming

Segurança ganha dimensão

Os 140 mil aparelhos vendidos são distribuídos da seguinte forma, que também demonstram preocupação com a segurança: vendas em sistemas de vídeo para entretenimento são 107 203 das vendas, seguindo-se a monitorização de casas/segurança, com 11 642 e a iluminação inteligente, com 11 562 em volume de vendas. Os eletrodomésticos inteligentes ficam-se pelos 5 611 e os termostatos (algo que tem já uma representação significativa nos EUA) é de 2 593.

A tabela, em inglês, a que tivemos acesso, fica de seguida:

Product Category 2017 2018 YoY 1Q2019 YoY
Appliance 16,095 19,326 20.1% 5,611 31.8%
Home Monitoring/Security 40,332 49,664 23.1% 11,642 24.5%
Lighting 26,770 33,689 25.8% 11,562 76.5%
Others 3,680 5,695 54.8% 1,451 53.1%
Thermostat 7,041 8,809 25.1% 2,593 7.0%
Video Entertainment 453,352 489,546 8.0% 107,203 6.0%
Total 547,271 606,730 10.9% 140,062 12.3%

 

35% dos smartphones vendidos em Portugal são da Huawei