Conheça os primeiros smartphones 5G à venda na Europa

Oppo, Xiaomi e Huawei são os primeiros fabricantes a disponibilizarem equipamentos compatíveis com a nova geração de internet móvel.

Os primeiros smartphones com suporte para redes 5G já estão à venda na Europa. O primeiro de todos a poder ser comprado foi o Oppo Reno 5G, que ficou disponível esta quarta-feira, seguido do Xiaomi Mi Mix 3 5G e do Huawei Mate 20 X 5G, este último uma variante do topo de gama da marca chinesa talhada especificamente para a nova tecnologia.

A venda dos três equipamentos arrancou na Suíça, país onde já há serviços comerciais da rede de nova geração disponibilizados pelos operadores de telecomunicações.

Dos três, o modelo da Xiaomi é o mais barato, tendo um preço que ronda os 740 euros – mas que acaba por ser bem superior aos 599 euros anunciados em fevereiro. O smartphone da Huawei custa o equivalente a 870 euros e o Oppo é dos três o mais caro, ao custar cerca de 975 euros.

Leia também | Luxo, robôs e a internet do futuro. Estivemos no primeiro hotel 5G do mundo

Os três equipamentos são todos de fabricantes chineses e que ocupam três lugares entre os cinco maiores fabricantes de smartphones a nível global. Destaque para a ausência da Samsung neste arranque, mas que já tem uma variante compatível do Galaxy S10 anunciada, e para a Apple, que só deverá apresentar um iPhone com suporte para as redes de nova geração em setembro.

O 5G é uma nova geração de redes de telecomunicações móveis e que promete internet quase instantânea: as velocidades de download são superiores a 1Gbps e o tempo de resposta da rede é inferior a um milissegundo.

Tirando algumas experiências que estão a ser feitas pelos operadores de telecomunicações, em Portugal a rede de nova geração ainda não está disponível e tal só deverá acontecer em 2020. Estima-se que o investimento possa chegar a 1,6 mil milhões de euros no mercado português.

5G, o que vale a tecnologia mais apetecida que está por chegar