Há fogo no seu concelho? Esta aplicação vai avisá-lo

Aplicação Fogos.pt | iOS | Android

Plataforma Fogos.pt vai ganhar novas funções: está dispensado o registo na página e há mais informação sobre os incêndios.

A plataforma Fogos.pt vai poder avisar as pessoas para os incêndios nos seus concelhos. Esta é uma das novas funções da aplicação desenvolvida por João Pina com base nas informações da Autoridade Nacional de Proteção Civil. O acesso a esta página também vai deixar de exigir um registo do e-mail.

“A nova versão da app do Fogos.pt apresenta agora notificações mais específicas, avisando os utilizadores em caso de incêndio no seu concelho. Anteriormente, este filtro era aplicado por distrito, sendo que, em breve, será mesmo possível alternar entre distrito, concelho e freguesia”, destaca a plataforma através de nota de imprensa divulgada esta quinta-feira.

Também passou a estar disponível um separador, em formato de infografia, com as estatísticas do dia e do dia anterior. É apresentado o número de incêndios ativos e extintos, meios mobilizados e locais afetados) e uma secção de avisos, na qual são compilados e apresentados os alertas impostos pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e destacadas informações relativas, por exemplo, a estradas cortadas, evacuações em curso ou outras consideradas relevantes.

Leia também | Empresa portuguesa vence competição mundial do supercomputador Watson

Os utilizadores poderão receber notificações no telemóvel destas situações assim como acompanhar, em permanência, incêndios selecionados, recebendo um alerta sempre que se verifique uma alteração do estado ou dos meios de combate aos incêndios. A nova versão da aplicação está disponível para iOS e Android.

“O Fogos.pt foi criado para ajudar a sociedade com um problema que assola recorrentemente o nosso país e, por isso, acreditamos que há sempre espaço para desenvolvermos melhorias que tornem esta plataforma ainda mais útil”, explica João Pina, criador e impulsionador do Fogos.pt. João Pina destaca ainda que estas evoluções foram possíveis graças ao contributo da comunidade.

Em dias em que deflagram mais incêndios, o Fogos.pt chega a ter mais de 15 mil utilizadores online na app. Durante os meses de verão do ano passado, registou mais de 11 milhões de visitas no website.

Serviços públicos testam “protótipos de inteligência artificial a pensar no futuro”