Co-fundador da Wikipédia pede ao mundo para tirar folga das redes sociais

notificações, redes sociais, alertas
Fonte: Pixabay

Larry Sanger, um dos fundadores da enciclopédia digital de acesso livre, declarou greve às redes sociais, nesta quinta e sexta-feira. E pergunta ao mundo quem é que está disposto a participar nesta greve. 

A data coincide com o 4 de julho, data em que se assinala a independência dos Estados Unidos da América. Larry Sanger explica que não é contra as redes sociais, mas sim contra “as redes que são sistemas centralizados, autoritários, isentos de responsabilização, anti-democráticos, de código fechado”, é possível ver no Twitter de Sanger. 

No site do filósofo e co-fundador da Wikipédia, é possível encontrar o manifesto desta greve às redes sociais, onde se pode ler mais informações sobre esta greve. Quem esteja disponível para fazer parte desta causa pode participar apenas um dia, explica o criador desta greve. 

Leia também | “O Artigo 13 limita a liberdade na internet e a Wikipédia está 100% contra”

As únicas exceções para o uso das redes sociais neste dia estão ligadas à partilha de avisos sobre a greve às redes sociais, através da hashtag #SocialMediaStrike. O principal objetivo de Sanger passa mesmo pelo protesto contra as grandes empresas, que o filósofo descreve como “manipuladoras”. 

Sanger explica que está interessado em lutar por uma realidade no panorama das redes sociais que devolva aos utilizadores o controlo dos próprios dados. “As redes ressalvam os conteúdos mais controversos”, explica Sanger, indicando ainda que os termos de uso das várias plataformas são “impossíveis de entender”. 

Leia também | Wikipédia em português já tem um milhão de artigos

O tópico sobre tecnologia no Reddit já aderiu à greve, logo no primeiro dia. Neste momento, segundo o site CNet, quem faz uma visita à plataforma vai encontrar apenas o aviso da greve e a indicação de que tudo voltará ao normal no dia 5 de julho. 

A greve às redes sociais segue-se a uma instabilidade nos produtos da empresa de Mark Zuckerberg (Facebook, WhatsApp, Messenger e Instagram), que esta quarta-feira à tarde deixou muitos utilizadores na Europa e nos Estados Unidos sem possibilidade de visualizar ou carregar conteúdos multimédia para as redes sociais.  

Redes sociais do Facebook recuperam, após falha de várias horas