Facebook diz adeus a trio de aplicações que comprou

Facebook tbh
Na imagem, a aplicação tbh, na altura do anúncio de compra por parte do Facebook.

O Facebook anunciou que vai encerrar as aplicações Moves, Hello e tbh. Em causa está a falta de utilização por parte dos utilizadores.

O Facebook é conhecido por comprar outras empresas – veja-se o exemplo do WhatsApp ou do Instagram. Nos últimos anos, a rede social de Mark Zuckerberg adquiriu três aplicações que, devido à sua falta de audiência ou sucesso junto do público, vai agora encerrar.

A rede social refere que irá eliminar os dados que os utilizadores deixaram neste trio de aplicações dentro de 90 dias.

A compra mais recente foi a da tbh, uma startup que criou uma aplicação anónima, virada para um público adolescente. Na altura da compra, nunca chegaram a ser oficializados valores, mas fontes como o TechCrunch referiam valores na ordem dos 100 milhões de dólares. A tbh permitia fazer elogios anónimos e responder a questões de escolha múltipla como “quem é o mais honesto”. A aposta era clara: os adolescentes que frequentam os liceus dos Estados Unidos, que podiam assim dar elogios a outros colegas, de uma forma anónima.

Em outubro de 2017, o Facebook justificava a compra como uma “aposta em positividade” e também no número de downloads – a tbh tinha conseguido cinco milhões de downloads e 2,5 milhões de utilizadores diários, em nove semanas. Mas a verdade é que isso foi sol de pouca dura – apesar dos esforços de dar mais funcionalidades à aplicação, a chama da tbh extinguiu-se.

A Moves, lançada em 2013 e comprada pelo Facebook em 2014, é uma aplicação para recolha de dados ligados a atividade física. Embora ao início ainda tenha tido algum destaque no Facebook, ao ser integrada diretamente na barra lateral, as funcionalidades da Moves nunca chegaram a ter grande sucesso junto dos utilizadores.

O mesmo aconteceu com a Hello, que permitia fundir os detalhes dos contactos do Facebook com as informações que tinha no Android. A aplicação era especificamente virada para os mercados brasileiro, americano e nigeriano. Lançada em 2015, também teve um curto tempo de vida.

Através de uma publicação intitulada ‘Hello. tbh, We’re Moving On‘, o Facebook refere que faz uma “avaliação das aplicações para perceber quais é que são as mais valorizadas pelo público”. A rede social acrescenta também que prefere redirecionar recursos e que “apenas por tentativa erro é que se consegue criar uma boa experiência social para as pessoas”.