Cobertura 5G deverá atingir 45% da população mundial até 2024

5G, MWC, redes móveis
Foto: REUTERS/Sergio Perez

“Fruto da rápida adesão ao 5G”, a Ericsson está a rever em alta as estimativas de cobertura e de subscrição desta tecnologia a nível mundial.

A cobertura 5G deverá atingir 45% da população mundial até ao final de 2024, estimando-se que esta tecnologia atinja até a essa data os 1,9 mil milhões de subscritores, de acordo com um estudo levado a cabo pela Ericsson.

Os novos dados representam uma subida nas estimativas feitas em novembro, altura em que a empresa apontava para 1.5 mil milhões de subscritores de 5G, ou seja, mais quase 27%. A Ericsson está igualmente a rever outras previsões em alta “fruto da rápida adesão ao 5G. Espera-se que a cobertura de 5G abranja 45% da população mundial até ao fim de 2024. E tal pode chegar mesmo aos 65%, uma vez que a tecnologia de partilha possibilita a implementação do 5G em bandas de frequência LTE”, informa a empresa.

Em Portugal, a Ericsson é parceira tecnológica da Vodafone para o 5G tendo, recentemente, envolvido na primeira chamada de roaming em 5G em mobilidade, ligando a Vodafone Portugal com a de Espanha, através de antenas da Ericsson.

No mercado nacional ainda não é conhecida data para o arranque comercial do 5G, mas em diversos mercados europeus, a começar na vizinha Espanha estão previstos arranque já no verão em algumas cidades. Na Europa o lançamento do 5G está previsto para 2020.

Leia também | Investimento 5G em Portugal pode chegar aos 1,6 mil milhões de euros

“Fornecedores de serviços de comunicações dos mais variados mercados mudaram para o 5G na sequência do lançamento de smartphones compatíveis com esta solução. Em alguns mercados, estão também a ser definidos objetivos mais ambiciosos para uma cobertura populacional de até 90% no primeiro ano”, destaca a Ericsson.

“Prevê-se que smartphones para todas as principais bandas de espetro cheguem ao mercado no decorrer deste ano. Com a disponibilidade crescente de dispositivos 5G e a ativação de mais redes, estima-se um total de mais de 10 milhões de subscrições de 5G a nível global até ao fim de 2019″, refere ainda a empresa.

Leia também | Conheça os primeiros smartphones 5G à venda na Europa

A Ericsson estima que a adesão a subscrições de 5G seja mais rápida na América do Norte, com cerca de 63% das subscrições móveis antecipadas nesta região a ter origem no 5G, até 2024; seguindo-se o nordeste asiático (47%) e surgindo a Europa na terceira posição com 40%. O tráfego de dados tem vindo a disparar a nível mundial, com um aumento de 82% no primeiro trimestre face aos primeiros três meses do ano passado.

Até ao final de 2024, estima a Ericsson, deverá atingir 131EB, altura em 35% do tráfego será proveniente de redes 5G. “Existem mil milhões de ligações móveis de IoT (internet das coisas) a nível global, um número que se espera aumentar para 4,1 mil milhões até ao fim de 2024, dos quais 45% são representados por IoT em massa”, refere a Ericsson.

 

5G, o que vale a tecnologia mais apetecida que está por chegar