Gigante norte-americana aumenta número de empresas que vão cumprir o bloqueio à Huawei decretado pelo presidente dos EUA.
Todos os smartphones novos da Huawei vão deixar de ter instaladas de origem as aplicações Facebook, WhatsApp e Instagram. A novidade é revelada pela Reuters e é o mais recente ‘golpe’ sofrido pela gigante chinesa a propósito do bloqueio decretado pelos EUA.
O Facebook confirmou à Reuters que nos smartphones já existentes – os que estão nas mãos dos consumidores e em stock nas lojas – vão continuar a ter as três aplicações a funcionar em pleno.
A decisão da gigante das redes sociais acaba por ter um peso diferente daquela tomada pela Google. Isto porque mesmo não vindo instaladas de origem, os utilizadores vão poder continuar a instalar o Facebook, Instagram e WhatsApp assim que comprarem um equipamento novo da Huawei.
Em resposta, a Huawei garante que “os smartphones que já foram vendidos ou estão em stock permitem que os utilizadores façam download e usem a aplicação do Facebook/WhatsApp, entre outras, normalmente”.
Leia também | 35% dos smartphones vendidos em Portugal são da Huawei
Já a decisão da Google, que envolve grandes atualizações de software ao nível do sistema operativo, pode vir a ter um impacto direto inclusive nos smartphones da marca chinesa que já estão nas mãos dos consumidores.
Recorda-se que até 19 de agosto a situação deverá manter-se inalterada para os utilizadores de smartphones Huawei, pois foi dado um período de ‘tréguas’ de 90 dias ao bloqueio para que as empresas norte-americanas possam ajustar a sua estratégia relativamente à Huawei.
* Artigo atualizado com a reação oficial da Huawei
E se a China retaliar ao caso Huawei? “80% dos smartphones do mundo vêm de lá”