Google limita número de resultados de cada site no motor de busca

Google alteração motor de busca
Foto: Benjamin Dada / Unsplash

Empresas, marcas e pessoas de todo o mundo lutam por um lugar de destaque no ranking do Google. Mas com esta alteração, esta ‘guerra’ promete mudar.

Existem rankings muito consagrados e respeitados em todo o mundo. O das empresas mais valiosas da Forbes, o das startups mais promissoras da Wired, mas talvez o ranking mais ambicionado por todos é o de um bom destaque no Google.

O motor de busca da gigante norte-americana é o site mais visitado do mundo e estima-se que dá resposta a quase quatro milhões de pesquisa por minuto (!). Isto faz com que aqueles que estiverem nas primeiras posições do Google ou conseguirem ocupar mais posições, são aqueles que têm maior probabilidade de ‘ganhar’ utilizadores.

Mas agora a Google anunciou uma decisão que vai ter um grande impacto na exibição de resultados no motor de busca. Até aqui, era possível um único site ter vários links na primeira página de resultados da ferramenta de pesquisa. Daqui em diante isso vai mudar.

A Google anunciou esta semana que vai passar a mostrar um máximo de dois resultados de um mesmo site por página no motor de busca. A Google diz que esta mudança é resultado do feedback dos utilizadores e que pediram uma maior diversidade nos resultados mostrados pela empresa norte-americana.

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“Uma nova mudança que está agora a ser lançada no Google Search está desenhada para providenciar maior diversidade de sites nos nossos resultados”, disse a tecnológica no Twitter.

Mas a empresa também deixou uma ressalva: apesar das limitações, vão existir casos em que alguns sites vão poder ter mais do que dois resultados por página de pesquisa. Na prática, se o sistema da Google determinar que os conteúdos daquele site são “especialmente relevantes numa pesquisa particular”, então a regra dos dois resultados não é aplicada.

Outra ressalva também para os subdomínios. A Google clarificou que vão ser tratados como pertencendo ao mesmo site, mas, mais uma vez, podem existir casos concretos nos quais se justifique mostrar mais do que dois resultados do mesmo site e respetivos subdomínios.

Todos os dias vê o trabalho deste designer português – à distância de uma pesquisa no Google