Google também violou termos da Apple para recolher dados de utilizadores

Google | Apple
Foto: Edho Pratama / Unsplash

Depois da polémica que envolveu o Facebook a abusar um programa de distribuição de aplicações da Apple, a Google admitiu que estava a fazer o mesmo.

A Google admitiu a existência de uma aplicação para iPhone que fazia uma recolha dos dados de utilização dos equipamentos em troca de recompensas. Pior: a aplicação só funcionava, pois a Google estava a abusar de um sistema que a Apple tem para que as empresas possam distribuir pelos seus funcionários aplicações de teste.

“A aplicação Screenwise Meter, para iOS, não devia ter sido operada sob o programa empresarial de desenvolvimento – isto foi um erro e pedimos desculpa. Desativamos esta aplicação nos dispositivos iOS. Esta aplicação é completamente voluntária e sempre foi. Sempre fomos diretos com os utilizadores sobre a forma como usamos os dados desta aplicação, não temos acesso a dados encriptados de apps e do dispositivo, e os utilizadores podem desistir do programa a qualquer momento”, lê-se na resposta que a Google deu à publicação TechCrunch.

A violação dos termos à qual a Google se refere foi a mesma que levou esta quarta-feira a Apple a desativar todas as aplicações de teste que o Facebook tinha para os seus funcionários e que gerou uma nova polémica em torno da rede social.

A aplicação da Google, que esteve disponível desde 2012, chegou a estar disponível para utilizadores que tivessem apenas 13 anos, mas atualmente a aplicação requeria que os utilizadores tivessem 18 anos – se fossem menores de idade, então alguém mais velho do agregado familiar também tinha de pertencer ao programa.

A Apple ainda não reagiu a esta violação do seu programa empresarial de desenvolvimento por parte da Google – e se também vai bloquear as apps de teste à gigante norte-americana, tal como fez ao Facebook.