PewDiePie vai fazer um intervalo do YouTube em 2020

PewDiePie
Fonte: Canal PewDiePie

Felix Kjellberg, mais conhecido por PewDiePie, é o criador de conteúdos com maior número de subscritores no YouTube. Esta semana, anuncia que vai fazer uma pausa da plataforma.

Nos últimos anos, têm sido frequentes os anúncios de youtubers que afirmam estar cansados da pressão da plataforma, muitas vezes apontando dificuldades como a edição dos vídeos ou a pressão da publicação de conteúdos frequentes. PewDiePie é um dos exemplos mais recentes, com o anúncio de que vai colocar o canal em pausa, ao longo de 2020.

“Sinto-me muito cansado”, explicou o youtuber, num vídeo onde critica as alterações às políticas de assédio na plataforma. Embora tenha indicado que pretende publicar um vídeo onde explica melhor as razões para esta decisão, PewDiePie já tinha deixado no ar há alguns meses que estava pronto para fazer uma pausa no trabalho da plataforma. Em vídeos anteriores, o sueco já tinha indicado que estava pronto para pensar em algo além do YouTube, pela “primeira vez em dez anos”.

Leia também | FairTube. Criadores unem-se para pedir transparência ao YouTube

Este ano, o casamento do youtuber foi um dos acontecimentos mais populares da plataforma de vídeo, a nível global. Com 102 milhões de subscritores, PewDiePie tem tido tempos atribulados nos últimos anos, desde acusações de racismo até uma séria disputa pelo posto de canal de YouTube com maior número de subscritores. Há alguns meses, PewDiePie pôs fim à competição com o canal indiano T-Series, que detém agora o título de maior canal de YouTube.

 

YouTube remove 100 mil vídeos com discurso de ódio e encerra 17 mil canais