Hackers podem descobrir palavras-passe pelo som do teclado, mostra estudo

Hacker Apple

Um grupo de investigadores aponta que é possível perceber quando é que os utilizadores estão a introduzir uma palavra-passe no computador e identificar a password, devido ao ritmo associado durante o processo de escrita.

Durante o teste, que foi publicado na revista científica Interactive, Mobile, Wearable and Ubiquitous Technologies, foi utilizado um software para smartphone, que permitiu detetar quando é que o utilizador estava a escrever. Ao Telegraph, os responsáveis do estudo, realizado na Universidade Metodista do Texas, explicam que as teclas produzem uma determinada onda sonora, que pode ser facilmente identificada através do smartphone que esteja por perto.

Recorrendo a esta técnica, o professor universitário Eric Larson indica que “era possível perceber as passwords com uma taxa de sucesso de 41%”. À primeira vista, pode não parecer uma percentagem elevada, mas Larson explica que é possível aumentar a taxa de sucesso, especialmente se se tiver em conta a lista de passwords mais usadas.

Todos os anos, são várias as empresas de segurança que divulgam as passwords mais usadas… e menos seguras. Na lista figuram opções como ‘qwerty’, ‘123456’, ‘password’, entre tantas escolhas óbvias.

Leia também | Estas são as 15 piores passwords da Internet. A sua está na lista?

O estudo tentou também imitar condições do mundo real: salas com pessoas a falar, estudantes a tirar notas no computador, ruídos de fundo, etc. Os smartphones também foram colocados a diferentes distâncias, explicam os responsáveis pelo estudo.

Recorde alguns dos artigos para manter as suas palavra-passe a salvo:

Oito simples passos para proteger a sua identidade