A Netflix aposta forte em fevereiro, já esta sexta-feira, na saga Harry Potter, disponibilizando os oito filmes da saga para fãs irredutíveis, admiradores ocasionais e para quem nunca experienciou as aventuras do jovem mágico.
É uma das vantagens do streaming, disponibilizar de uma assentada ou todos os episódios de uma série ou, neste caso, todos os filmes de uma das sagas mais bem sucedidas da história do cinema: Harry Potter. J.K. Rowling começou a imaginar as aventuras do jovem Harry quando ainda vivia no Porto. Depois de muitas desilusões e de respostas negativas, conseguiu publicar o primeiro livro da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal, em 1997.
Os livros foram de tal forma bem sucedidos a nível mundial, que em 2001 deu-se início à saga cinematográfica com Daniel Radcliffe, Rupert Grint e Emma Watson a interpretaram as personagens Harry Potter, Ron Weasley e Hermione Granger.
Se, até 2015, os sete livros escritos por Rowling já tinham vendido 450 milhões de unidades por todo o mundo e tinham sido traduzidos para 73 idiomas (é a saga que mais vendeu na história), os filmes não ficaram atrás. Cinco dos oito, estão nos 50 filmes com maiores receitas de bilheteira da história – o último filme da saga, Harry Potter e os Talismãs da Morte – Parte 2, está no top 10 de filmes que mais bilhetes vendeu: rendeu mil milhões de dólares.
Os filmes sempre tiveram o condão de agradar a miúdos e graúdos, pelas aventuras fantásticas em que Harry e os amigos se envolvem em cada novo filme, tendo (quase) sempre a sua escola de Hogwarts como pano de fundo. A Warner Bros. Studio tem uma tour pelos seus estúdios em Londres, onde os fãs podem visitar alguns dos cenários do filme.
Os filmes que a Netflix disponibiliza a partir desta sexta-feira são:
- Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)
- Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)
- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)
- Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)
- Harry Potter e a Ordem da Fénix (2007)
- Harry Potter e o Príncipe Misterioso (2009)
- Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 1 (2010)
- Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2 (2011)
Mais recentemente, houve dois spin-offs da saga, com a chegada dos filmes Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los (2016) e Monstros Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018). Estes dois não estão no pacote da Netflix.
A Netflix disponibiliza ainda informação detalhada de todos os títulos originais que estreiam em fevereiro na plataforma (pode ver aqui) e todos os títulos licenciados que também entram este mês (veja aqui).
Estudo: o streaming (e a Netflix) não estão a matar as salas de cinema
Apple estará a preparar serviço de streaming próprio para abril