Huawei estima que 480 milhões de lares vão ter acesso a 5G até 2025

NOS | 5G
Foto: REUTERS/Rafael Marchante

Até 2025, a tecnológica chinesa estima que irão existir 480 milhões de lares com acesso a 5G. A estimativa foi partilhada por um executivo da empresa, num evento de telecomunicações.

Apesar de toda a polémica no contexto da guerra comercial entre China e Estados Unidos, com os norte-americanos a acusar a Huawei de dúvidas relativamente à segurança da infraestrutura 5G, a tecnológica continua a atualizar as estimativas ligadas à próxima geração de redes móveis.

Durante um evento sobre telecomunicações em São Paulo, no Brasil, Derrick Sun, executivo da Huawei Brasil, indicou que a empresa estima que, até 2025, o número de lares com acesso a tecnologia 5G ascenda aos 480 milhões. Estes números têm em conta valores globais, avança a agência Reuters.

Leia também | 5G: Operadores receiam atraso de Portugal por causa das condições anunciadas pela Anacom

Além de uma atualização às estimativas de uso do 5G, Derrick Sun apontou ainda para uma redução dos preços dos equipamentos com conectividade 5G. Até ao momento, já há vários fabricantes que acrescentaram ao portefólio de equipamentos terminais com conectividade 5G. No entanto, o custo destes novos componentes aumenta consideravelmente o custo para o consumidor final. Citado pela Reuters, Derrick Sun garante que a empresa estará a trabalhar para desenvolver equipamentos mais acessíveis.

O Brasil está numa fase de testes 5G, com as entidades governamentais a indicar que haverá marcação de uma data para o leilão das faixas de espectro de rede ao longo do próximo ano.

Qualcomm lança novo componente para preparar a chegada do 5G