iPhone XR lidera top dos telefones mais vendidos a nível global

iPhone Xr

O iPhone XR, lançado em setembro de 2018, foi o telefone mais vendido do terceiro trimestre do ano, a nível global. Os dados foram avançados pela empresa de análises de mercado Counterpoint Research.

A tecnológica americana não domina só o mercado dos gadgets de áudio sem fios – de acordo com a Counterpoint Research, é um dos telefones da marca que tem a maior quota de mercado, a nível global.

No terceiro trimestre deste ano, o iPhone XR, apresentado em setembro de 2018, tem uma quota de mercado de 3% (dados do terceiro trimestre de 2019). A Counterpoint vai mais longe: o XR representa mais de um quarto das vendas de telefones da Apple, entre julho, agosto e setembro.

Lançado em 2018, o iPhone XR foi apresentado como uma opção mais barata dentro da linha da Apple. A análise de mercado da Counterpoint Research traça que, exceptuando o mês de setembro de 2018, o telefone tem ocupado o topo da lista de telefones mais vendidos desde o quarto trimestre do ano passado. Também o iPhone 11, apresentado este ano, conquista um lugar na lista – o quinto lugar, com 1,6% das vendas.

Leia também | Zuckerberg é dono de quatro das apps mais descarregadas dos últimos dez anos

A completar o pódio do terceiro trimestre de 2019, o segundo lugar da lista é ocupado pelo Galaxy A10, com 2,6%. O terceiro lugar diz respeito ao Galaxy A50, com 1,9%. A Samsung tem três telefones presentes nesta lista dos mais vendidos, curiosamente todos pertencentes à linha A – o sétimo lugar é ocupado pelo Galaxy A20, com uma quota de mercado de 1,4%. A série A disponibiliza vários modelos no mercado, a preços mais acessíveis do que as linhas S ou Note. Os modelos flagship, como os S10 ou Note 10, não figuram na lista dos dez telefones mais vendidos do trimestre.

Já no que diz respeito às marcas chinesas, a Oppo é quem consegue um melhor desempenho: o Oppo A9 ocupa o quarto lugar (1,6%); o Oppo A5s o sexto lugar (1,5%) e o Oppo A5 (1,3%) o oitavo lugar.

No fim da tabela dos dez modelos mais vendidos do terceiro trimestre situam-se o Redmi 7A da Xiaomi e o Huawei P30.

Vendas de smartphones aumentaram pela primeira vez em dois anos