Vendas de smartphones aumentaram pela primeira vez em dois anos

Galaxy Note 10
REUTERS/Toby Melville

Após dois anos de estagnação, as vendas de smartphones cresceram 2% a nível global no terceiro trimestre do ano, aponta a Strategy Analytics.

Nos últimos dois anos, o mercado de vendas de smartphones tem estagnado, com os analistas a apontar as alterações ao ciclo de vida dos equipamentos como uma das justificações. De acordo com os valores avançados pela Strategy Analytics, as vendas cresceram 2% a nível global, entre julho, agosto e setembro, comparando com o mesmo período de 2018.

As vendas atingiram os 359,8 milhões de unidades no terceiro trimestre, com um papel de destaque para as vendas da Samsung e da Huawei. Nos números divulgados pela empresa de estudos de mercado, os consumidores procuraram telefones com ecrãs maiores e, em alguns mercados, equipamentos com conetividade 5G.

Leia também | Apple estará a mobilizar fornecedores para lançar iPhone 5G em 2020

A Strategy Analytics aponta subidas de 8% nas vendas da Samsung, em comparação com o terceiro trimestre de 2018, que terão sido impulsionadas pela recetividade do mercado ao telefone Galaxy Note 10. Nas contas desta empresa de análise, a Samsung lidera nas vendas de smartphone, com uma quota de mercado de 21%.

Já a Huawei registou um crescimento de 29% nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado. Mesmo em contexto de tensão com os Estados Unidos, as vendas da Huawei na China conseguiram amenizar os efeitos da guerra comercial, nota a Strategy Analytics. No terceiro trimestre, a Huawei tem uma quota de mercado de 18%.

Leia também | Conheça o top 10 dos melhores telefones para fotografar

Já do lado das empresas americanas, a Apple viu as vendas de smartphones cair 3%, em comparação com o ano passado. A tecnológica encerrou o terceiro trimestre do ano na terceira posição das marcas mais vendidas, com uma quota de mercado de 12%. Ainda assim, a Strategy Analytics acredita que os números da Apple possam sofrer alterações no quarto trimestre do ano, quando forem mais notórios os efeitos das vendas da nova série de iPhone.

À procura de smartphone? Conheça estas opções abaixo dos 300 euros