ISEC debate questões éticas e necessidade de regulação da transformação digital

inteligência artificial, tecnologia
Fonte: Pixabay

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra discute o impacto da transformação digital na sociedade esta quarta-feira.

Com temas como a inteligência artificial, automação ou robótica na ordem do dia, o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) debate esta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, os desafios éticos que surgem com a inovação e desenvolvimento da tecnologia.

“Há valores a preservar na relação entre o Humano e a máquina”, ressalva António Cunha, professor catedrático e especialista em investigação ligada à transformação digital, que será orador na conferência “Engenharia e Inovação no Contexto da Transformação Digital”.

Em nota de imprensa, António Cunha, ex-reitor da Universidade do Minho, indica que o avanço tecnológico está a levantar questões éticas, que “resultam dos novos paradigmas de relacionamento entre os humanos e as máquinas: a fronteira entre o humano e o tecnológico será cada vez mais difusa”.

Leia também | Tecnologia agita mundo da lei. “Tecnológicas levantam questões interessantes e difíceis”

Para o professor catedrático, é necessário que a regulação acompanhe o panorama de desenvolvimento tecnológico. “A regulação corre o risco de andar sempre atrás da realidade. Construir um quadro regulamentar, tanto em Portugal como na Europa, é um processo moroso e de consulta alargada. O modo como regulamentamos terá de ser mais proativo, diferente do que tem vindo a acontecer”, explica.

Além das discussões éticas, António Cunha destaca ainda que a tecnologia implicará ainda debates políticos e novos sistemas educativos, que sejam capazes de aprofundar e discutir conceitos da tecnologia.

A conferência do ISEC dedicada à transformação digital está integrada no ciclo de conferências Excelência XXIque decorrerá até abril de 2020.

 

Mark Zuckerberg quer tratamento regulatório mais apertado para o Facebook