Já tem o iOS 13? Precisa mesmo de conhecer estes truques

Se já atualizou o seu iPhone para o sistema operativo mais recente, o iOS 13, há várias funcionalidades que pode experimentar – e que nem sabia que existiam.

Sempre que se fala no iOS 13, há algumas funcionalidades que surgem logo no topo da lista de novidades: o modo escuro em todo o telefone ou a forma como já pode usar os seus dados da iCloud para aceder a vários serviços. Mas não são as únicas coisas “escondidas” nesta atualização.

O modo de poupança de dados

Sente que está a gastar mais dados móveis do que era suposto? Há um modo de poupança de dados que pode ativar. Para isso, basta ir até às definições e ir até à área de ligações. Depois disso, pode ativar uma funcionalidade chamada Low Data Mode. Isto é especialmente útil para quem tem planos de dados mais limitados.

Otimização de bateria

Se tem sempre aquele medo de deixar o telefone a carregar durante toda a noite, há uma funcionalidade feita a pensar em si. Ativando isto – que está disponível na área de saúde e performance da bateria, nas definições – está a dizer ao telefone para carregar até aos 80% e depois manter esse nível durante um determinado tempo. Assim, poderá prolongar o tempo de vida do telefone.

Criar um Animoji nos Contactos

O Animoji é uma das bandeiras da Apple nos últimos tempos. Nesta nova versão, tem muito mais formas de personalizar o seu boneco digital – inclusive a partir da lista de contactos. Quando for editar um contacto, pode criar um animoji para essa pessoa, por exemplo.

Partilhar a hora de chegada no Apple Maps

A Apple deu uns quantos truques ao Apple Maps, para tentar converter mais utilizadores. Um deles é a possibilidade de partilhar o ETA (Estimated Time of Arrival, tempo estimado de chegada), diretamente com os Apple Maps. Quando estiver a usar a aplicação, pode tocar na rota e gerar uma ETA, que é facilmente partilhável com os contactos. Pode escolher se quer enviar por SMS, por exemplo.

Guardar uma página inteira de Safari

Ok, guardar um screenshot do Safari dá jeito, mas nem sempre é possível guardar a página toda. O novo iOS já permite fazer um screenshot de página inteira – tire um screenshot da forma normal e depois toque na imagem – pode ver dois separadores, um que diz ecrã e outro com página inteira. Quando estiver satisfeito, basta guardar o ficheiro.

 

Carrega o telemóvel sempre até aos 100%? O melhor é parar de o fazer