Microsoft diz não às partidas do Dia das Mentiras

Microsoft,
REUTERS/Mike Blake - RC167F13EC00

Nos últimos anos, as partidas de 1 de abril têm-se tornado habituais na Internet. Este ano, a Microsoft quer acabar com essa prática, tal como avança o The Verge, que teve acesso a um memorando interno da tecnológica.

Nos últimos anos, as partidas do Dia das Mentiras têm vindo a aborrecer muita gente. Algumas delas, como as do YouTube com o Rick roll tornaram-se icónicas ao longo do tempo. No entanto, em casos como o mic-drop do Gmail, em que os emails acabavam com um GIF de um Minion, causaram dissabores a muita gente, com confusão à mistura.

No memorando, citado pelo The Verge, é pedido aos funcionários da Microsoft que este ano não participará neste tipo de atividades, tendo em conta “o tipo de situações que a indústria tecnológica enfrenta”.

O memorando é assinado pelo responsável de marketing da Microsoft, Chris Capossela, que explica que “os dados apontam que este tipo de atividades [partidas] têm ciclos limitados de impacto positivo e que na verdade podem transformar-se em ciclos noticiosos desnecessários”. No memorando aponta o Dia das Mentiras como “aquela altura do ano em que as tecnológicas precisam de mostrar a sua criatividade neste tipo de operações”.

Tecnológicas como a Google, Snap ou a Amazon costumam fazer este tipo de partidas aos utilizadores. Ao fazer circular entre os funcionários um memorando que explica que a Microsoft não vai assinalar o dia de uma forma pública, a empresa poderá querer liderar uma mudança no panorama tecnológico. Principalmente numa altura em que as plataformas digitais se vêem a braços com problemas de desinformação e notícias falsas, por exemplo.

Google ataca fake news. Portugal no top 10 de países da UE com mais contas bloqueadas