Os quatro mais ricos da tecnologia perderam 25 mil milhões de dólares num dia

Elon Musk
Elon Musk. (Brendan Smialowski / AFP)

Elon Musk, Mark Zuckerberg, Bill Gates e Jeff Bezos perderam, no total, pelo menos 25 mil milhões de dólares num só dia.

O tombo das empresas tecnológicas na sessão desta quinta-feira em Wall Street arrancou milhares de milhões de dólares aos quatro homens mais ricos do setor da tecnologia. Os dados compilados pela CNBC apontam que, no total, Jeff BezosElon Musk, Mark Zuckerberg e Bill Gates poderão ter perdido até 25 mil milhões de dólares (21,19 mil milhões de euros).

Esta quinta-feira, o índice tecnológico Nasdaq caiu 4,96%, pondo fim a quatro dias de subidas. De acordo com a CNBC, a sessão de quinta registou o pior desempenho desde o dia 11 de junho.

As contas feitas pela CNBC apontam Jeff Bezos e Elon Musk como os multimilionários que mais dinheiro perderam esta quinta-feira. O patrão da Amazon, Jeff Bezos, e o dono da Tesla e da SpaceXElon Musk, terão perdido algo como nove mil milhões de dólares cada um (7,63 mil milhões de euros).

Em comparação, Mark Zuckerberg, fundador e CEO do império Facebook, terá perdido quatro mil milhões de dólares (3,39 mil milhões de euros). Bill Gates, fundador da Microsoft, foi quem menos perdeu, com três mil milhões de dólares (2,54 mil milhões de euros).

Na sessão desta quinta-feira, os títulos da Tesla registaram as quebras mais significativas, encerrado a sessão a desvalorizar 9,02%.

Já esta sexta o jornal Financial Times aponta que o conglomerado japonês Softbank poderá ser a “Nasdaq Whale” que tem impulsionado a significativa subida dos títulos das tecnológicas ao longo das últimas semanas, tendência visível até à sessão desta quinta.

O jornal refere ainda, de acordo com informações apresentadas à SEC, a entidade responsável pelo mercado de capitais nos Estados Unidos, a SoftBank já terá comprado quase dois mil milhões de dólares de ações da Amazon, Alphabet, Microsoft e Tesla.

Na sessão desta sexta o Nasdaq Composite continuava a cair 3,59% para os 11046,75 pontos, por volta das 16h (hora de Portugal continental). Os títulos das principais tecnológicas continuavam no vermelho: os títulos do Facebook desvalorizavam 5,71% para os 274,50 dólares; a Amazon caía 6,86% para os 3136,80 dólares; a Tesla perdia 7,4%, ficando nos 376,87 dólares.

Já a Microsoft perdia 5%, com os títulos a negociar a 206,44 dólares. A Apple também caía, com uma desvalorização de 7,76%, para 111,50 dólares.

Próximo negócio de Larry Page da Google: uma vacina universal para a gripe