Esta passadeira usa lasers e câmaras para manter os peões ‘zombie’ seguros

passadeira, estrada, notificações, smartphone
Fonte: Pixabay

Tem sido um dos grandes problemas das cidades: os chamados ‘peões zombie’, que andam pelas ruas mais interessados no smartphone do que na sua própria segurança. Na Coreia do Sul, já se tomam medidas contra isto.

Na cidade de Ilsan, na Coreia, foi instalada a primeira passadeira equipada com tecnologia termal, radares e lasers, para enviar avisos para o smartphone dos peões. Assim que alguém se coloca à frente desta passadeira, é enviado um alerta para o smartphone, para chamar a atenção.

Leia também | Gacha. Conheça o autocarro-robô que pode ser quiosque e mercearia itinerante

O aviso chega na forma de uma notificação, que se sobrepõe às aplicações que o dono do smartphone esteja a ver. As notificações podem dizer coisas como ‘espere, vem aí um carro’, por exemplo, explica a Reuters. Graças a câmaras térmicas, os avisos são enviados assim que o peão se aproxima das marcas no chão.

As notificações podem dizer coisas como ‘espere, vem aí um carro’, por exemplo. Ter uma passadeira destas não sai assim tão barato, no entanto: o custo total por passadeira ronda os 13 250 dólares (cerca de 11600 euros, após conversão).

Com tanta gente nas cidades concentrada nos smartphones, o risco de atropelamentos sobe exponencialmente – daí a necessidade de já haver soluções deste género. Em alguns casos, as distrações com o WhatsApp ou episódios da Netflix podem mesmo ter consequências fatais.

Carro elétrico mais barato do mundo custa 7600 euros