Smartphones 5G vão ultrapassar telefones 4G em 2023

Em 2023, os telefones 5G vão atingir a marca dos 1,9 mil milhões de equipamentos. A conclusão é de um estudo divulgado esta semana pela analista de mercado Canalys.

De acordo com os dados revelados pela Canalys, os telefones 5G podem chegar aos 1,9 mil milhões de unidades vendidas ao longo de cinco anos. Neste momento, já há várias cidades com acesso a 5G em alguns pontos; por seu turno, são vários os países que trabalham no desenvolvimento da infraestrutura para a próxima geração de redes móveis.  Mas para ter acesso ao 5G, não é preciso apenas ter as infraestruturas, mas também ter um equipamento com um modem que garanta a compatibilidade com estas redes. 

Leia também | Qualcomm lança novo componente para preparar a chegada do 5G

Segundo os dados da analista de mercado, que revelou este estudo no Mobile World Congress em Xangai, é esperado que os telefones 5G representem 51,4% do mercado já em 2023. 

A Canalys aponta que a procura por este tipo de equipamentos venha a ser fortemente impulsionada pela China e pelos Estados Unidos, ao longo dos próximos anos. Nos Estados Unidos, são já várias as cidades onde é possível ter acesso a redes móveis 5G – Chicago é um dos casos mais referenciados. 

Leia também | A revolução do 5G: quatro vantagens (e uma desvantagem)

Para o próximo ano, as previsões de mercado da Canalys apontam que 17,5% dos equipamentos enviados para a China sejam já compatíveis com 5G. Em 2023, os números apontam para uma rápida adoção, chegando inclusive aos 62,7%. 

No mercado europeu, os números são mais modestos, com a Canalys a colocar as estimativas na ordem dos 123 milhões de dispositivos 5G, em 2023.

Na galeria acima, veja algumas das opções de smartphones 5G que já estão disponíveis no mercado.

Maior operador de telecomunicações chinês cria fundo milionário para o 5G