Smartphones antigos ficam sem compatibilidade com WhatsApp

WhatsApp
Fonte: Pixabay

Depois ter ter encerrado a compatibilidade com os telefones com o sistema operativo Windows Phone, no final de 2019, o WhatsApp deixará de ser compatível com algumas versões mais antigas de Android e iOS.

A aplicação de mensagens mais usada no mundo prepara-se para atualizar novamente a lista de telefones compatíveis. O fim já estava anunciado há largos meses: a partir deste domingo, dia 2 de fevereiro, chega ao fim a possibilidade de utilizar o serviço de mensagens WhatsApp em telefones que tenham o Android 2.3.7 (Gingerbread) ou o iOS 8.

Até aqui, estas versões de sistemas operativos mais antigos continuavam a poder utilizar o WhatsApp, ainda que com algumas restrições no acesso a novas funcionalidades. No entanto, o uso da aplicação desta forma implica sérias limitações – desde há alguns meses que não era possível criar novas contas ou verificar contas já existentes. Há ainda que ter em conta que são as atualizações de software que permitem manter a app em segurança.

Leia também | Android 10 já está disponível no telefone Nokia 7.1

Com a última versão estável datada de 2011, o Android 2.3.7 está presente numa diminuta percentagem de smartphones. Em 2019, esta categoria tinha apenas 0,3% de quota de mercado. Ainda assim, se forem contabilizados os largos milhões de smartphones que utilizam Android, a percentagem transforma-se num elevado número.

Já do lado da Apple, o iOS 8 é uma versão relativamente mais recente, lançada em 2014. Com a dona do iPhone a ser mais exigente com as atualizações de software, a percentagem de utilizadores em sistemas operativos antigos é mais reduzida. De acordo com a Apple, esta versão estava presente em 7% dos iPhone no mercado, estima a empresa.

Leia também | WhatsApp. Tenha atenção à funcionalidade de apagar mensagens no iOS

Com o fim da compatibilidade com estes sistemas operativos móveis, há novos requisitos mínimos para usar o serviço de mensagens: a versão 4.03 do Android e posteriores e iOS 9.

Integrado no universo de aplicações na alçada do Facebook, o WhatsApp tem 1,5 mil milhões de utilizadores ativos em todo o mundo. Todos os dias são enviadas mais de 65 milhões de mensagens através da aplicação.

 

Modo escuro está finalmente a chegar ao WhatsApp