A companhia aérea portuguesa confia que o novo modelo de última geração vai tornar a empresa num caso único nos voos de longo curso em aviões modernos a nível mundial no final de 2019. Falámos com Antonoaldo Neves, CEO da TAP.
A TAP tem atravessado um período peculiar, do crescimento também associado ao aumento do turismo em Portugal, passando pela mudança de liderança – Fernando Pinto cedeu o lugar de CEO já em janeiro de 2018 ao também brasileiro Antonoaldo Neves – e pelos atrasos preocupantes.
Falámos com o novo CEO da TAP durante a conferência de celebração do sétimo aniversário do Dinheiro Vivo – Sucesso Made in Portugal -, sobre o que distingue a TAP Air Portugal. Abordámos ainda as inovações importantes a caminho, nomeadamente na frota dos aviões e, ficámos a saber como os aviões de última geração A330neo podem ajudar a transformar a companhia portuguesa.
Quais os segredos para a perseverança e para o sucesso da TAP?
Temos uma condição extraordinária por competirmos no mercado do Atlântico Norte. Temos também uma posição geográfica excepcional, que permite dar aos nossos clientes um serviço a um custo muito baixo. Aliado a essa posição, temos ainda um grupo de trabalhadores excepcionais com muito conhecimento e muita vontade de transformar a empresa numa companhia de excelência global e é isso que estamos a conseguir passo a passo.
Como tem estado a correr o ano de 2018, naquele que é também o primeiro da sua gestão da empresa?
Este ano a maior parte da transformação que estamos a viver está relacionada com a melhoria dos nossos processos internos. Na verdade tentamos melhorar o ponto número 1 de satisfação de qualquer cliente que é a pontualidade.
Os atrasos de que tanto se fala têm sido um problema complicado de gerir? Há melhorias concretas?
O atraso é uma coisa objetiva, não é só de se falar. E a realidade é que nós tivemos sim, uma pontualidade que deixou muito a desejar mas, hoje, estamos já muito melhor do que o ano passado. Comemorámos ontem à noite [10 de dezembro] seis dias seguidos com pontualidade acima de 80% e estamos a investir muito de forma a recuperar a pontualidade. Do que depender de nós vamos ser uma empresa de nível mundial em pontualidade.
O que distingue a empresa a nível internacional hoje em dia e qual a estratégia atual? Os novos aviões A330neo vão ajudar?
Sim, sem dúvida. Temos uma renovação com 37 aeronaves já no próximo ano precisamente já com o A330neo. Aliás, a TAP recebeu o primeiro A330neo do mundo, no final de novembro. Um modelo com a configuração de 34 assentos “full-flat” em classe executiva, 96 lugares na classe economy plus e 168 em classe económica. Acreditamos que 80% das nossas horas voadas no longo curso, no final de 2019, vão ser feitas em equipamentos de última geração, com o tal A330neo. Não vai haver nenhuma companhia aérea no mundo com um volume tão grande de voos de longo curso em aviões de última geração.
E a nível de inovação, o que vale o novo A330neo da Airbus?
O novo modelo não só permite um maior conforto ao cliente, mas também contribui para o meio ambiente porque são muito mais eficazes e emitem menos gases de CO2 para a atmosfera. Isso é um grande orgulho para a TAP. Além de permitir um alcance superior face ao modelo anterior (chega agora às 7200 milhas náuticas, mais 1500 do que o antecessor), o A330neo está equipado com a nova cabina Airspace, que oferece mais espaço para os passageiros, compartimentos com mais espaço para as bagagens e uma iluminação de cabina inovadora. Também tem sistemas de entretenimento e conectividade de última geração. Posso dizer que conseguimos com o novo modelo uma redução significativa no consumo de combustível, em 25%, em comparação com modelos concorrentes mais antigos.
O programa de fidelidade TAP VICTORIA mudou de nome. Qual a estratégia para o programa de fidelização?
Mudámos de nome para Miles & Go e é um programa totalmente renovado. Duplicámos a quantidade de assentos disponíveis para esses clientes. Medimos o índice de satisfação durante todo o dia na TAP e recebemos mais de mil respostas por dia de satisfação do cliente em diversos pontos dessa relação. A satisfação do cliente Miles & Go nas últimas três semanas, triplicou em relação à média do ano inteiro. Estamos muito satisfeitos com o novo programa, vai ter bem mais novidades daqui para a frente que ainda não posso anunciar. O que mudou para melhor foi a nossa disponibilidade para os clientes e os objetivos que temos para o próximo ano para o Miles & Go são ambiciosos. Estamos muito satisfeitos com a direção que tomámos.
Há novos destinos para 2019, pode anunciar quais são e quantos novos empregos a TAP pode criar?
Já anunciámos que vamos chegar a Chicago e Washington. Para já é o que podemos anunciar, mas vamos ter mais. Em 2019 vamos ter mais de 10 destinos novos e as contratações vão continuar a bom ritmo. É o que posso dizer ao dia de hoje.