Nem só de modelos mais recentes é feito o alinhamento de equipamentos da Apple. A empresa lançou uma atualização para os iPhone e iPad de 2012 ou anteriores, com uma correção de problemas ligados ao GPS.
Trata-se de uma atualização de software com o intuito de corrigir um problema à escala global. Quem tem modelos anteriores a 2012, pode estar a atravessar problemas ligados ao GPS, que afetam a apresentação de horas, datas e localizações corretas.
Em causa está um problema conhecido como ‘Week Number Rollover’, em que os GPS podem acusar problemas quando é atingida a semana 1024 de contagem. Nessa altura, os contadores são reiniciados, o que afeta equipamentos mais antigos.
Leia também | A incrível história de Quan Jiang, o homem que fez a Apple acreditar em iPhone falsos
A questão não é nova: há alguns meses, em abril, marca de GPS como a TomTom ou a Garmin avisaram os donos de equipamentos mais antigos que era tempo de fazer a atualização, para evitar este tipo de problemas.
À semelhança destas marcas, também a Apple está a precaver-se, a lançar uma atualização ainda antes de eventuais problemas – a empresa estima que a situação possa afetar equipamentos a partir do dia 3 de novembro.
Leia também | GPS mais antigos podem deixar de funcionar já em abril
Os equipamentos mais recentes já vão ter a atualização feita, garante a Apple. O software em causa surgirá com a indicação iOS 10.3.4 para o iPhone 5 e quarta geração de iPad. No iPhone 4S, primeira geração de iPad mini, iPad 2 e terceira geração de iPad, a atualização é indicada como iOS 9.3.6. A Apple indica ainda que, caso tenha um iPad apenas com ligação Wi-Fi ou um iPod touch não precisa de fazer esta atualização, já que não será afetado pelo problema. Pode consultar aqui a comunicação feita pela Apple aos clientes.
Caso não faça a atualização para a versão mais recente, vai ser mais difícil ter uma indicação precisa de posicionamento GPS, a partir de novembro. Além disso, também poderá sentir dificuldades em utilizar funções que recorram a datas, como o email ou a sincronização com iCloud.
Leia também | Apple estará em negociações para comprar negócio de modems da Intel
Para verificar que versão de software tem, é preciso abrir as definições e na área sobre o equipamento, procure por versão de software. Caso não tenha as versões acima mencionadas, faça uma cópia de segurança antes de arrancar qualquer tipo de atualização.
iPhone. Novo rumor aponta para três modelos e alterações de câmara em setembro