Trotinetas da Bolt chegam a Portugal. Faro é a primeira cidade

Bolt, Trotinetes
Fonte: Bolt

Plataforma da Estónia junta serviço de mobilidade partilhada ao transporte de passageiros através de aplicação móvel.

A Bolt vai começar a partilhar trotinetas em Portugal a partir de terça-feira, dia 4. Faro é a primeira cidade a receber o novo serviço da plataforma da Estónia, que está presente no mercado português desde janeiro de 2018 com o serviço de transporte de passageiros através de aplicação móvel, também conhecido como TVDE.

Na capital de distrito do Algarve, serão partilhadas 200 trotinetas, que estarão espalhadas por vários pontos de referência na cidade (hotspots) e que poderão ser desbloqueadas através da aplicação móvel da Bolt que permite chamar automóveis. O custo de desbloqueamento de cada trotineta é de 1 euro; cada minuto de utilização fica por 15 cêntimos. A tarifa máxima por dia é de 19 euros.

A estreia do novo serviço desta plataforma ocorre em pleno inverno e numa altura em que o mercado de partilha de trotinetas enfrenta várias fusões – na semana passada, por exemplo, os norte-americanos da Bird anunciaram a compra da Circ. Este contexto, no entanto, não trava a chegada da nova opção da Bolt ao mercado português.

“Lançamos este serviço em fevereiro porque, assim, ganhamos experiência e afinamos as operações para a época alta. Além disso, a região do Algarve é a que tem melhores condições climatéricas nesta altura do ano e não tem tanta densidade populacional. O município de Faro também está muito envolvido na busca de novas soluções de transportes”, defende David Ferreira da Silva, responsável da Bolt em Portugal, em entrevista ao Dinheiro Vivo.

A partilha de trotinetas da Bolt em Portugal serve como complemento a outras opções de transporte, segundo David Ferreira da Silva. “Somos uma plataforma que presta serviços de mobilidade aos clientes, para que eles possam ir do ponto A ao ponto B de forma mais conveniente. Um quarto das viagens é inferior a três quilómetros. Nestes casos, a trotineta é uma solução que faz todo o sentido: é a opção mais barata, mais ecológica e mais flexível.”

As trotinetas serão mantidas e recolhidas diariamente por um parceiro logístico português. Fica por saber que modelo de trotineta é que a Bolt vai usar na cidade de Faro, embora a empresa afirme que “estará adaptado a este mercado”. Apesar de a velocidade de cada veículo estar limitada a 25 km/h, há uma opção na aplicação que permite reduzir a velocidade para 15 km/h.

Para já, ficam de fora quaisquer incentivos para os utilizadores. A aposta está na realização de ações de sensibilização para os cidadãos de Faro.

As trotinetas da Bolt também estão presentes em Espanha, França, Estónia, Letónia e Lituânia. No mercado português, a empresa, neste serviço, vai concorrer com a Lime, Frog, Circ e Hive.

O serviço de transporte de passageiros está presente em praticamente todo o litoral, cobrindo as regiões de Lisboa, Porto e Algarve e chegando a cidades como Braga, Aveiro, Guimarães, Coimbra, Águeda, Figueira da Foz, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, e na zona centro, em cidades como Estoril, Cascais, Ericeira, Setúbal e Alverca do Ribatejo.