1. Minimizar todas as janelas menos a principal | Tem muitas janelas de aplicações abertas no Windows e o ambiente de trabalho está uma confusão? Há um truque simples para fechar tudo menos a janela ativa: coloque o cursor sobre a parte superior da janela principal; clique e fique a pressionar; abane essa janela para a direita e para a esquerda; et voilá, as restantes janelas minimizaram todas.
2. Dividir janelas de forma rápida | Agarrar numa janela e empurrá-la para uma das laterais do ecrã faz com que entre em modo ‘ecrã dividido’ ao meio, para poder usar duas apps em simultâneo. Mas há outra forma de fazer isso: com uma aplicação aberta, carregue na tecla Windows e depois na seta direita ou esquerda - vai ver a sua aplicação a reduzir de tamanho de forma rápida e simples.
3. O ‘velhinho’ Alt+Tab | É provavelmente um dos atalhos mais conhecidos do Windows, mas é possível que continue a se desconhecido de alguns utilizadores, por isso aqui vai: se quiser navegar de forma rápida entre todas as aplicações que tem abertas, então basta carregar nas teclas Alt e Tab e carregar em Tab sempre que quiser avançar uma aplicação.
4. Voltar atrás no tempo | Uma das mais recentes funcionalidades do Windows 10 chama-se Windows Timeline - uma funcionalidade que permite ‘viajar’ no tempo. Consegue aceder a esta ferramenta diretamente no ambiente de trabalho e se tiver as mais recentes atualizações do sistema operativo: ao lado do botão de pesquisa, vai encontrar um ícone com uns retângulos. Ao carregar aí, vai poder ver as principais atividades que fez no computador nas duas últimas semanas e ‘viajar’ até esse momento com um único clique.
5. Ativar luz noturna | Usa o computador de noite? Então esta funcionalidade vai ajudá-lo: na área de pesquisa só precisa de escrever ‘luz noturna’. Aí vai abrir uma janela para as definições desta ferramenta: além de poder definir a temperatura da cor para não cansar tanto os olhos quando usa o computador em ambientes sem iluminação, também pode agendar a ativação automática da luz noturna para uma hora específica - a partir das 20 horas por exemplo.
6. Limite o número de programas que arrancam com o Windows | Quando liga o computador ele demora vários segundos a ‘ir ao sítio’? Isso provavelmente acontece porque tem muitos programas a iniciar com o sistema operativo. Para resolver este problema só tem de abrir o Gestor de Tarefas [Ctrl+Alt+Delete e selecionar Gestor de Tarefas], carregar em ‘Mais detalhes’ e depois no separador ‘Arranque’. Deixe apenas os processos que são importantes para a segurança, todos os outros podem ser iniciados mais tarde.
7. Criar vários ambientes de trabalho | Gosta de separar o lado privado do lado empresarial? Então criar ambientes de trabalho distintos é uma boa opção. É tão simples como carregar no símbolo de retângulos ao lado da lupa de pesquisa e depois na parte superior direita carregar em novo ambiente de trabalho. Isto dá-lhe um espaço totalmente novo onde pode ter em execução aplicações diferentes das que está a usar no ambiente de trabalho principal.
8. Saber o que está a ocupar mais espaço no computador | É muito simples: só precisa de aceder às definições, selecionar o separador Armazenamento e depois carregar em ‘Este PC’. Vai abrir-se uma janela que vai mostrar por categoria quais os elementos que estão a ocupar mais armazenamento no computador.
9. Ajustar o tamanho do Menu de Início | O Windows 10 marcou o regresso do famoso ‘Start Menu’ e veio mais flexível do que nunca. Sabia, por exemplo, que pode alterar o tamanho do menu? Para isso basta navegar com o rato até às suas extremidades e diminuir ou aumentar o tamanho à sua vontade.
10. Ativar o modo de jogo | Sabia que o Windows agora tem um modo de performance talhado para quem gosta de videojogos? Para ativar o Modo de Jogo só precisa de ir até às definições do sistema operativo selecionar jogos e aí ativar o modo de jogo, para que o computador otimize automaticamente o seu desempenho sempre que está numa sessão de gaming.
11. Usar o Internet Explorer | No Windows 10 o navegador que vem pré-definido é o Microsoft Edge, que veio substituir o mal-amado Internet Explorer. Mas se por necessidade ou saudade quiser voltar a navegar no IE, então saiba que ele continua a marcar presença no Windows. É tão simples como pesquisar pelo navegador na barra de pesquisa.
O Windows 10 junta o melhor de dois mundos: o pragmatismo do Windows 7 e o design moderno do Windows 8. Mesmo que seja utilizador diário do software, há sempre truques novos para aprender.
A probabilidade de estar a ler este artigo a partir de um computador Windows é grande, muito grande. Segundo dados da plataforma NetMarketShare, o software da Microsoft tem uma quota de mercado de 88%. Ou seja, em cada dez computadores vendidos a nível mundial, quase nove vêm equipados com Windows.
Apesar de uma boa parte da vidas das pessoas girar em torno do Windows – seja durante o dia no trabalho, seja à noite em casa a descontrair -, a verdade é que existem muitas funcionalidades que dão bastante jeito, mas que não são fáceis de encontrar.
Isto acontece acima de tudo devido ao grande número de funcionalidades que o Windows 10 tem – torna-se difícil saber tudo aquilo que está à nossa disposição enquanto utilizadores.
Na galeria em cima pode ficar a conhecer alguns truques e dicas para o sistema operativo Windows 10. São pequenos ‘segredos’ que pode usar no dia a dia para tornar a sua relação com o Windows mais produtiva.