Uma grande fatia dos utilizadores desconhece funções do smartphone que tem

smartphone

A empresa de revenda de telefones recondicionados Decluttr fez um inquérito a vários donos de telefones nos Estados Unidos. Entre as principais conclusões, está o desconhecimento das funções do próprio telefone.

A primeira conclusão do inquérito está ligada aos valores gastos na aquisição de um novo smartphone. Pelo menos 43% dos inquiridos gasta pelo menos 500 dólares (cerca de 442 euros, após conversão) para comprar o modelo mais recente. Quando é feita a pergunta relativamente a se os utilizadores sentem que se trata de um valor justo, a resposta é bastante unânime: 86% dos inquiridos sentem que pagaram o valor mais adequado, tendo em conta as funções do telefone.

Entre as razões mais apontadas para a compra dos modelos mais recentes está o facto de terem estragado o modelo anterior (31%), logo seguida pela vontade de atualizar para um modelo mais rápido (26%).

Leia também | A arma secreta do novo iPhone 11, a sua nova antena

Mas será que todos precisam de um modelo mais avançado? O inquérito mostra também que, na realidade, muitos dos utilizadores não têm sequer noção das funções do próprio smartphone. Metade dos inquiridos não conseguiram identificar corretamente o modelo do próprio telefone, a olhar para imagens. As maiores dificuldades a identificar o próprio equipamento? Os utilizadores do iPhone XR e iPhone 7.

Será que tem mesmo 5G?
Com a próxima geração de redes móveis na boca do mundo e muita gente interessada em experimentar as velocidades mais rápidas e menor latência no acesso à Internet, claro que a pergunta tinha de existir – sabe se o seu telefone é compatível com 5G?

Embora já existam várias cidades nos Estados Unidos onde já é possível navegar recorrendo a 5G, é sempre preciso ter um equipamento compatível, com o modem adequado. E há muitos norte-americanos que ainda não percebem bem as funcionalidades do smartphone: um terço dos norte-americanos acredita que tem um telefone compatível com 5G. Mesmo que este tipo de equipamentos ainda tenha um preço bastante elevado e as possibilidades de escolha no mercado sejam ainda limitadas.

São os utilizadores do iPhone quem mais faz confusão com a compatibilidade 5G – no caso dos donos de telefones da marca da maçã que são clientes do operador AT&T, 47% dos utilizadores indica que já recorre ao 5G.

O que devo saber antes de comprar um smartphone?