O Google Arts & Culture tem uma nova exposição imersiva, dedicada ao Palácio de Versalhes. É a estreia da conhecida atração turística neste mundo virtual, com digitalizações em ultra-resolução.

As salas estão vazias e pode ver pormenores em alta resolução de objetos históricos, sem turistas ou filas à mistura – quase como se o palácio fosse seu. A nova exposição imersiva tem como nome “Versalhes: o palácio é seu” e está acessível através da plataforma da Google, dedicada ao mundo da cultura.

Além de poder passear de forma virtual pelos extensos corredores de Versalhes, pode também ver modelos 3D da arquitectura do edifício ou algo como cem digitalizações das obras de arte e artefactos que fazem parte do espólio do palácio.

Graças à realidade virtual, é possível passear por 21 quartos, ao longo de mais de 36 mil metros quadrados, equivalentes à área coberta do palácio.

No total, a nova experiência dá acesso a 18 exposições virtuais, com curadoria de vários especialistas do mundo da arte, sobre várias temáticas, incluindo também a gastronomia.

 

Google Arts & Culture: arte portuguesa à distância de uma ligação à Internet