WhatsApp. Aprenda a proteger a sua conta na aplicação

WhatsApp

Com um número crescente de utilizadores do WhatsApp a relatar ataques às contas, há algumas medidas que pode tomar para proteger a sua conta do serviço de mensagens.

Já pensou na quantidade de dados que está associada à sua conta de WhatsApp? As conversas, imagens e vídeos que tem partilhado em inúmeros grupos e conversas, por exemplo. Recentemente, há relatos de utilizadores que vêem as suas contas de WhatsApp serem ‘hackeadas’ – muitas vezes com os amigos a receberem mensagens estranhas.

Não é possível garantir que nunca vá ser alvo de ataque – afinal, é impossível eliminar o risco da equação – mas há algumas coisas que pode fazer para proteger a sua conta. Uma delas passa por recorrer à autenticação de dois factores na aplicação.

Leia também | Facebook continua a dominar, mas Instagram e WhatsApp ganham força em Portugal

Basicamente, a autenticação de dois factores pede que, além da introdução do código automático associado ao seu número de telefone, seja também necessário saber um PIN sempre que quiser ligar o seu WhatsApp num smartphone novo.

Para ativar isto, basta ir até às definições do WhatsApp (a opção com três pontos no topo do ecrã) e escolher a opção ‘Conta’. Aqui, escolha a confirmação em dois passos e, no novo menu, toque em ativar. Precisará de definir um PIN com seis dígitos e confirmar esse código. Depois disso, será ainda preciso introduzir um endereço de email para poder recuperar a conta (e a respetiva confirmação). E, pronto, assim já está ativa mais uma camada de segurança para o WhatsApp.

Caso queira pode mais tarde alterar o PIN definido ou alterar o endereço de email, que funciona como um plano B, caso não se lembre do código. Pode também desativar esta opção da autenticação de dois passos.

 

WhatsApp. Esta extensão deixa-o ver o conteúdo de mensagens apagadas