É um dos drones da moda e tem uma caraterística que impressiona: cabe num bolso. O DJI Mavic Air é um pouco maior do que o drone mais pequeno da DJI – a marca chinesa especialista em drones -, o Spark. Neste vídeo pusémos o Mavic Air à prova em voo, com a ajuda do produtor de conteúdos, Bernardo Bogarim, cujos vídeos feitos por drones têm proporcionado imagens impressionantes, como é o caso deste vídeo de Lisboa no Natal.
Mas o que distingue o Mavic Air é uma qualidade a nível global acima da média, que permite melhores voos e melhores imagens do que o Spark, por exemplo (que ronda os 500 euros).
Além disso é incrivelmente maleável, daí que seja fácil transportá-lo para qualquer lado, inclusive num bolso. Como os quatro braços são dobráveis, o Mavic Air fica bem arrumado e sem as hélices ou os braços a complicar o seu armazenamento.
O DJI Mavic Air custa 849 euros e tem três cores disponíveis (a versão com comando próprio, hélices extra, entre outros pormenores, custa 1049 euros). O modelo da DJI inclui vários sensores que permitem avisar o piloto da aproximação perigosa de objetos e evitar colisão. Existe uma versão do Mavic Air com óculos ao estilo realidade virtual que permitem pilotar o drone.
Jornalista: João Tomé; Imagem e edição de vídeo: Luís Stoffel; Imagens de drone: Bernardo Bogarim.