Tecnológica sul-coreana quer focar-se em novas tecnologias de ecrãs para dinamizar este segmento de negócio. Venda de televisores OLED deve aumentar 70%.
A LG vai lançar um televisor com um ecrã flexível e que se enrola como um poster. Quem o diz é a agência Bloomberg, que garante que este equipamento vai ser apresentado e lançado já em 2019. Aquilo que os consumidores podem esperar é um televisor que tem um comportamento semelhante ao de uma persiana elétrica: assim que é pressionado um botão, o ecrã recolhe e enrola.
Os utilizadores teriam assim uma caixa de pequenas dimensões que faria surgir um televisor quando assim fosse desejado, minimizando o impacto visual que sobretudo os televisores de maiores dimensões têm na decoração das casas. Esta tecnologia também tornaria as TV mais portáteis.
O modelo que a LG deverá apresentar em 2019 usa tecnologia de diodo emissor de luz orgânico (OLED) e vai ter um tamanho de 65 polegadas.
A LG espera que este modelo inovador ajude a manter a imagem de marca que é líder no mercado de televisores, sobretudo numa altura em que o preço médio destes equipamentos tem baixado de forma significativa e há marcas como as chinesas HiSense e TCL que estão a trazer maior concorrência.
Os televisores OLED ainda só representam 1,1% das vendas a nível mundial, mas estima-se que este segmento de mercado vai crescer 70% em 2019: o número de vendas passará de 2,35 milhões para quatro milhões de unidades. A baixa representatividade das TV OLED justifica-se pelo ainda elevado preço que estes televisores têm.
O conceito de televisor flexível que enrola foi durante muito tempo um projeto de investigação e desenvolvimento da LG, tendo a empresa apresentado o primeiro conceito no início do ano, durante a Consumer Electronic Show, em Las Vegas, nos EUA.
Neste vídeo da publicação The Verge pode ver o conceito de um televisor dobrável em funcionamento.