Além dos quatro novos equipamentos, a empresa anunciou ainda que a próxima grande atualização do Windows 10 já está a ser distribuída.
O grande número de fugas de informação que antecederam o evento da Microsoft não deixou muito espaço para a imaginação, mas a tecnológica lá conseguiu ter pelo menos uma surpresa: além de novas versões dos seus três principais computadores, a empresa apresentou ainda os Surface Headphones.
Estes auscultadores sem fios destacam-se pela tecnologia de cancelamento de ruído ajustável: existem 13 níveis disponíveis e o utilizador apenas precisa de rodar um dos ‘phones’ para aumentar ou diminuir o bloqueio de som externo.
Os Surface Headphones emparelham de forma simples com computadores Windows 10 graças a uma funcionalidade chamada Swift Pair e estão equipados com microfones para que os utilizadores possam interagir, através de voz, com o computador – existe suporte para a assistente Cortana.
O novo gadget da gigante de Redmond está ainda equipado com sensores de movimento: quando tira os auscultadores da cabeça, o áudio que está a ser reproduzido para de forma automática; quando volta a colocar os headphones, o áudio retoma.
Com um preço de 350 dólares – ainda não há preço, nem disponibilidade para Portugal -, a Microsoft coloca o sistema de áudio a jogar num segmento premium, à semelhança daquilo que já faz com os restantes equipamentos da linha Surface.
Além dos auscultadores, a tecnológica norte-americana apresentou novas versões dos seus computadores: Surface Pro 6, Surface Laptop 2 e Surface Studio 2.
Surface Pro 6
O computador-disfarçado-de-tablet está agora disponível com processadores Intel Core, a partir do modelo i5, de oitava geração. Segundo a Microsoft, esta ‘pequena’ melhoria deverá significar na prática 1,5 vezes mais desempenho de processamento.
Veja também | O que vale o Surface Go, o tablet mais barato da Microsoft
Além do processador, tudo na mesma: construção em magnésio, ecrã de 12,3 polegadas, teclado e caneta vendidos à parte [por 160 e 100 dólares, respetivamente]. O modelo de entrada, com 8GB de RAM e 128GB de armazenamento, custa 900 dólares – por agora não há informações sobre preço e disponibilidade em Portugal.
Surface Laptop 2
O portátil da Microsoft também recebe os novos processadores Intel Core, a partir do modelo i5, de oitava geração e as grandes novidades ficam-se por aqui. À semelhança do Surface Pro 6, passa a estar disponível na cor ‘preto mate’ – as versões nesta cor custam 100 dólares a mais do que as correspondentes em prateado.
A Microsoft diz que redesenhou o sistema interno de ventilação do portátil e fez ajustes noutros aspetos técnicos em termos de engenharia. O modelo base vai custar 1.000 dólares e garante 8GB de memória RAM e 128GB de armazenamento. O tamanho do ecrã mantém-se nas 13,5 polegadas.
Surface Studio 2
Igual por fora, melhor por dentro. Apesar de a Microsoft considerá-lo como o dispositivo Surface mais potente de sempre, a verdade é que não está equipado com os mais recentes processadores de oitava geração da Intel – ‘fica-se’ por um Core i7 de sétima geração. Ainda assim, representa uma melhoria relativamente à primeira geração.
A placa gráfica também foi atualizada para apresentar um melhor desempenho: agora a aposta recai sobre uma Nvidia GTX 1060, um modelo de gama média. Acrescente-se a isto 16GB de RAM e 1 terabyte de armazenamento para ficar com uma configuração que lhe pode custar 3.500 dólares.
Não há informações sobre disponibilidade e preço para Portugal, mas é importante relembrar que a primeira geração do Surface Studio nunca chegou ao mercado português.